SORRISO LINDO

Hospital Geral de Cuiabá promove Semana Internacional de Fissuras Labiopalatinas

Publicados

em

As fissuras labiopalatinas são os defeitos congênitos mais comuns entre as malformações que afetam a face do ser humano, atingindo uma criança a cada 650 nascidas, de acordo com a literatura especializada.

De origem latina, a palavra “fissura” significa fenda, abertura.

No Brasil, existem 28 estabelecimentos de Saúde credenciados no Sistema Único de Saúde (SUS), para esse tipo de atendimento.

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá, em parceria com a ONG americana Smile Train, promoverá entre os dias 26 de setembro a 02 de outubro, a Semana Internacional de Fissuras Labiopalatinas, com o tema: “Todos os Sorrisos são lindos”.

Esse evento é celebrado em todo o mundo durante o período que antecede o Dia Mundial do Sorriso, que é comemorado sempre na primeira sexta-feira de outubro.

A psicóloga do Serviço de Fissuras Labiopalatinas do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá e coordenadora da Residência Multiprofissional, Renata Cristina Giroto F. Silva explica que as atividades deste ano serão focadas na questão da inclusão social, preconceito e estigma social (bullying) trazendo conscientização para a sociedade e familiares sobre o assunto e, a importância da reabilitação feita por toda a equipe multiprofissional do Serviço de Fissuras.

As fissuras labiopalatinas ocorrem quando certas partes e estruturas da face não se fundem durante o desenvolvimento fetal, sendo sua ocorrência multifatorial. As fissuras, quando não tratadas, podem resultar em alterações funcionais, estéticas e emocionais, como problemas de autoestima, bullying, etc.

Renata destaca que a questão da auto imagem é importante para a constituição da personalidade na infância. Considerando, que as fissuras são malformações na face e podem contribuir para o surgimento de sofrimento emocional ao longo da vida. Ressalta também que a sociedade valoriza de forma significativa a estética, os padrões de beleza e normalidade, dificultando assim que as pessoas com fissuras sejam integradas de forma saudável no meio social.

O nascimento de uma criança com essa malformação congênita pode provocar um sofrimento que atinge toda a família. Por vezes, a família está despreparada para lidar com esse bebê real, muito diferente do imaginado, havendo assim a necessidade de um acompanhamento psicológico ao longo do tratamento. A psicóloga relata que o objetivo dessa data é conscientizar a sociedade sobre as questões acerca das fissuras labiopalatinas, lembrando que esta é a segunda malformação que mais acomete o ser humano no mundo.

Somente no Brasil, em torno de cinco mil crianças nascem com fissuras por ano.

Apesar de atingir uma em cada 650 crianças nascidas e de todo o trabalho realizado pelo Hospital Geral nesses 17 anos de atendimento às pessoas com fissuras labiopalatinas este tema ainda é desconhecido por grande parte da população, sendo a Semana das Fissuras Labiopalatinas de suma importância para dar visibilidade e ampliar o conhecimento do público sobre essa malformação“, concluiu Renata.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Auto da Paixão gera 950 empregos temporários
Propaganda

Geral

“Operação Lei Seca” prende sete motoristas e apreende 49 veículos

Publicados

em

Na “Operação Integrada da Lei Seca“, realizada na Avenida do CPA, próxima ao bairro Baú, na noite desta quarta-feira (15), foram fiscalizados 116 veículos e aplicados 116 testes de alcoolemia. Sete motoristas foram presos dirigindo embriagados e 49 veículos foram removidos, sendo 41 carros e oito motocicletas. A ação começou as 23h30.

Dez pessoas foram flagradas conduzindo veículo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 22 estavam dirigindo sob efeito de álcool (quantidade inferior para caracterizar crime de trânsito), outros 19 motoristas estavam com veículo sem registro ou sem o licenciamento. Ao todo foram aplicados 76 Autos de Infração de Trânsito.

Doze motoristas se recusaram a realizar o teste do bafômetro.

Em Cuiabá, a Operação Lei Seca foi realizada pelo Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (GGI/Sesp), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran), Detran, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e a policiais penais do Serviço de Operações Especiais Penitenciárias (SOE).

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Começam os saques do auxílio de R$ 600 em lotéricas e caixas eletrônicos
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA