TECNOLOGIA CIRÚRGICA DE ÚLTIMA GERAÇÃO
Hospital de Câncer inicia implantação de sistema robótico para cirurgias
O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) inova mais uma vez ao trazer para Mato Grosso o Sistema Versius, uma tecnologia cirúrgica robótica de última geração, pequena e modular, com fácil adoção, implementação e transição para o uso. O HCanMT é a primeira instituição a receber a tecnologia CMR Surgical no Centro-Oeste.
O sistema será usado, principalmente, para cirurgias oncológicas, com indicações para cirurgias urológicas, torácicas, abdominais, colorretais e ginecológicas. O equipamento também será utilizado para cirurgias de remoção de tumores, com condições minimamente invasivas.
Entre os inúmeros benefícios da tecnologia, estão: precisão cirúrgica, visualização ampliada, acessibilidade em áreas difíceis, preservação funcional, redução de complicações, menor tempo de internação e, no caso da prostatectomia, a diminuição da incidência de incontinência e impotência no homem.
“O Hospital já recebeu o robô e agora está em fase de treinamento. O objetivo é que nos tornemos um polo de treinamento e capacitação de profissionais no estado. No momento, a tecnologia é voltada para cirurgias particulares, mas estamos na busca de parcerias, como emendas e consórcios, para o uso do Versius por meio da filantropia ou SUS“, aponta o Diretor Técnico do HCanmt, Dr. Rafael Sodré.
A CMR Surgical, empresa britânica com sede em Cambridge e presença em mais de 30 países, visando apoiar o crescimento do mercado e o sucesso do segmento, com base em um entendimento complexo das necessidades dos cirurgiões e dos hospitais, desenvolveu e comercializa o Versius, uma tecnologia cirúrgica robótica de última geração, pequena e modular, com fácil adoção, implementação e transição para o uso.
Geral
Inteligência Artificial passa a combater fraude de energia
A fraude em medidores de energia agora pode ser mapeada em segundos. A novidade já está sendo implementada em Mato Grosso. É um recurso de inteligência artificial que por meio de uma base de dados, consegue examinar em pouco tempo cenários onde há o furto de energia. Ferramenta de alta tecnologia reduz tempo de monitoramento, que era feito antes manualmente. Polícia tem acesso as informações.
“Antes nós tínhamos que cruzar dados de forma manual, trabalhando alguns pontos que são importantes na hora de definir o desvio de energia. Agora essa nova ferramenta está dando agilidade a isso, possibilitando ações cada vez mais assertivas“, mencionou o gerente do departamento de combate a perdas da concessionária de energia, Luciano Lima.
A nova ferramenta de inteligência pode rodar 24 horas por dia, sem parar, gerando um alerta para fiscalização presencial de medidores. Assim que o crime é comprovado em flagrante, o responsável é conduzido para delegacia, onde irá responder criminalmente pelo furto ou fraude de energia.
Furto e a fraude de energia são considerados crime de acordo com o Código Penal, podendo chegar até cinco anos de prisão. O furto se caracteriza quando a energia é diretamente trazida da rede da distribuidora, sem o seu conhecimento ou permissão. Já a fraude acontece quando o consumidor altera o medidor para reduzir o consumo.
“Logicamente nós temos uma rede de ação. Todas as denúncias são checadas com critério claro. E isso é muito importante porque este crime tiram do estado, centenas de milhões de reais, que poderiam estar trazendo ainda mais investimento para Mato Grosso“, finalizou o gerente.
-
Política7 dias atrás
Até agora só tem um time em campo para 2026; Abilinho já foram quatro
-
Artigos5 dias atrás
Princípio da Obrigatoriedade
-
ESPORTES7 dias atrás
Tigre segue invicto no Mato-grossense após empate com Dourado
-
Destaques7 dias atrás
Após acionar Justiça, SISMA consegue decisão que impede a contratação por meio de processo seletivo
-
Política6 dias atrás
Sindicatos estaduais buscam apoio de parlamentares sobre RGA
-
Geral6 dias atrás
Museu de Arte de Mato Grosso
-
Política5 dias atrás
“Minha obrigação é trazer recursos para o Estado e municípios”
-
ECONOMIA5 dias atrás
Contribuintes sem renda e usa cartão de crédito será convocado pela Receita Federal