ARTES A CÉU ABERTO

Goiabeiras expõe duas obras do projeto “Heróis da Covid-19”

Publicados

em

O Goiabeiras Shopping recebeu duas obras do projeto “Heróis da Covid-19“, idealizado pela fundação Júlio Campos, que presta uma homenagem a todos os profissionais que atuam na linha de frente no combate à “Pandemia” do novo “Coronavírus“. As pinturas podem ser contempladas no 1° piso, uma ao lado do Bolicho Cuiabano, e a outra próximo à Casa Prado.

As obras são caracterizadas por pinturas de asas, que simbolizam esses heróis, colocados como verdadeiros anjos na terra durante a pandemia, alguns inclusive, perderam a vida enquanto exerciam diversas atividades essenciais.

As artes “a céu aberto” foram produzidas por 15 artistas plásticos reconhecidos internacionalmente e estão expostas em vários pontos de Cuiabá e Várzea Grande e também em alguns estabelecimentos.

Para nós é uma honra receber e expor as pinturas que homenageiam esses profissionais incríveis e que merecem não só todo o reconhecimento, mas também a nossa gratidão, disse Aline Ferraz, gerente de marketing do Goiabeiras.

O artista plástico cuiabano Vicente Paulo acredita que a arte é um registro histórico, assim como outros segmentos da cultura, fundamentais para que a população não esqueça desse período único vivido atualmente.

Vejo como uma obrigação de nós artistas em materializar esses registros que ficarão para a história, pois é a forma que nós temos de ajudar, não só com nossas orações e respeito, mas deixar algo palpável, registrado para as futuras gerações“, pontuou.

O artista utiliza os símbolos da natureza em sua obra, com cores vibrantes e marcadas por aspectos lúdicos. Borboletas, flores, beija-flores, pipas, dentre outros elementos integram as obras de Vicente Paulo.

O beija-flor, a borboleta, a flor, nos dão sentido de liberdade, são simbolismos que associamos a vida e não à morte e precisamos homenagear esses heróis enquanto viveram e deixar essas lembranças na nossa obra“, completou.

Autora da segunda obra no Goiabeiras, a artista plástica Jacqueline Barroso diz que homenagear esses heróis através da sua arte é uma honra e um grande prazer, além de proporcionar aos visitantes do shopping um pequeno momento de alegria.

Foi muito prazeroso realizar esse trabalho em um lugar como o Goiabeiras Shopping, que recebe a visita de muitas pessoas que poderão visualizar essa arte e também distribuir sorrisos através das possíveis fotos que farão quando passarem por ali, nesse momento em que os passeios estão tão restritos, comentou a artista.

Jacqueline lembra que a inspiração para a obra foi a própria entrega desses profissionais que tanto dedicam tempo e conhecimento na causa, mesmo colocando suas vidas e de suas famílias em risco.

São inúmeros heróis anônimos disfarçados de faxineiros, recepcionistas, enfermeiros, entregadores, bioquímicos, médicos, etc. As penas leves e coloridas devolvem a esses profissionais a graça e leveza que precisam para passar por essa época tão difícil, ressaltou.

Além de Vicente Paulo e Jacqueline Barroso, participam do projeto com suas obras os artistas plásticos Adriano Figueiredo, Benedito Silva, Cláudyo Casares, Heleninha Botelho, Odete Venâncio, Pádua Nobre, Rafael Jonnier, Regis Gomes, Rita Rezende, Sérgio Veny, Valdemar Souza, Valques Pimenta, Victor Hugo e Vitória Basaia.

O projeto conta ainda com a parceria da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW Cuiabá) e patrocínio da Energisa e da TV Brasil Oeste.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Norte do Estado terá base descentralizada do Ciopaer
Propaganda

Geral

Todos os polos de vacinação podem aplicar a dose de reforço contra o Coronavírus

Publicados

em

A partir desta segunda-feira (6), todos as pessoas de 18 a 59 anos que tenham tomado a segunda dose de qualquer vacina contra o Coronavírus há 5 meses (150 dias) poderão receber a dose de reforço. Até então apenas trabalhadores da saúde e pessoas a partir de 60 anos estavam recebendo a terceira aplicação, mas com o recebimento de mais doses, a campanha Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar ampliou o público.

O anúncio foi feito pelo Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), na tarde desta ultima sexta-feira,3.

Com apoio de todos vocês, juntos, vamos vencer essa cruzada contra a Covid-19“, declarou o prefeito.

É como se estivéssemos começando novamente a campanha de vacinação, pois agora toda a população adulta poderá ser vacinada com a dose de reforço. Por isso pedimos encarecidamente que as pessoas verifiquem com cuidado a data que tomaram a segunda dose, para só comparecerem aos polos de vacinação para receber a terceira aplicação no prazo correto, que é de 150 dias após a segunda vacina”, explicou Valéria de Oliveira, coordenadora da campanha.

Em relação à segunda dose da Janssen, Valéria revelou que é necessário aguardar a chegada das vacinas.

Recebemos cerca de 15 mil doses de Janssen para aplicação de dose única na época e ela já foi toda usada, não temos mais nenhuma dose. Precisamos aguardar o envio da segunda dose para o público que recebeu essa vacina para darmos continuidade ao esquema vacinal”, disse.

A coordenadora aproveita para fazer o chamamento das pessoas que estão com a segunda dose ou a dose de reforço atrasadas.

Temos muitas pessoas que precisam comparecer aos polos de vacinação para completarem o esquema vacinal. Quem tomou a primeira dose de Pfizer ou Astrazeneca, pode tomar a segunda depois de 56 dias. Quem tomou a primeira de Coronavac, pode tomar a segunda após 28 dias. Pessoas acima de 12 anos que ainda não tomaram nenhuma dose, devem fazer o cadastro no site Vacina Cuiabá e comparecer a qualquer polo e se vacinar o quanto antes“.

Ela reforça a importância de se completar o esquema vacinal e tomar a dose de reforço.

Temos visto nos noticiários que vários países da Europa estão passando por mais uma onda da Covid-19 porque a cobertura vacinal está abaixo do esperado. O Brasil tem uma forte cultura de vacinação e já conseguiu controlar inúmeras doenças por meio da imunização. É essencial que as pessoas venham se vacinar, pois quanto mais pessoas imunizadas, menos risco corremos de passarmos por uma nova onda da pandemia. Quem se vacina, protege si mesmo e o próximo”, concluiu Valéria.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  MT Hemocentro necessita de doadores de sangue fator "RH negativo"
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA