Search
Close this search box.

Geral

Foliões reclamam de preços altos durante o carnaval no Rio

Publicados

em

Quem curte a folia nos blocos de rua desse carnaval no Rio sente no bolso os efeitos da inflação. Tudo está mais caro. Água, refrigerante, cerveja e, principalmente, as refeições fora de casa e as diárias de hotel. Todos os preços subiram bem acima da inflação, como mostrou o Bom dia Brasil nesta segunda-feira (16).

folieosrioA tulipa de chope a quase R$ 10 é um “preço difícil de engolir”, como disseram os clientes de um bar no Leblon, Zona Sul do Rio.

No meio da alegria do carnaval, é importante preparar o bolso para evitar a tristeza depois. O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas mapeou o custo de despesas com produtos e serviços mais consumidos durante a festa.

O valor das refeições fora de casa subiu bem mais do que a inflação medida pela FGV nos últimos doze meses. Em bares e restaurantes, o aumento foi de 8,95%. Refrigerantes e água mineral tiveram alta de mais de 11% desde o carnaval passado. O preço das bebidas alcoólicas também subiu. O aumento foi de 10,60%.

Leia Também:  Laser melhora saúde bucal do paciente oncológico

Segundo o economista André Braz, os custos indiretos ajudam a explicar a inflação. “Você tem salários, o aluguel comercial que aquele estabelecimento está pagando, que subiu muito nos últimos meses. Você tem também a energia elétrica que só no ano passado subiu 18%".

Diante de preços mais altos do que de costume, a dica dos economistas para não entrar no vermelho depois de tanta festa é cautela e criatividade. Trazer um isopor para bloco, por exemplo, pode fazer uma diferença e tanto no bolso.

"Vale levar um pouco de casa, o que for possivel carregar. Isso ajuda a diminuir um pouco o custo de comprar isso fora de casa, que sai bem mais caro. Vale fazer as refeições em casa, vale dividir as despesas com os amigos", disse André.-(G1)

 

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Geral

Mercado do Porto oferecerá internet gratuita para feirantes e frequentadores

Publicados

em

Localizado na Avenida Oito de Abril, no tradicional bairro Porto, o Mercado Antônio Moysés Nadaf, o Mercado do Porto, em breve oferecerá internet gratuita tanto para os feirantes quanto à população que frequenta o local. Essa iniciativa, anunciada durante o Festival de Pimenta realizado no último fim de semana (12,13 e 14), é parte dos esforços da gestão municipal para proporcionar mais comodidade e qualidade aos frequentadores do mercado.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, irá firmar uma parceria com a empresa Amigo para oferecer esse tipo de serviço.

Essa é mais uma ação efetiva da gestão Emanuel Pinheiro em proporcionar maior comodidade e qualidade aos feirantes e à população que frequenta o Mercado do Porto. Com o advento da tecnologia, onde a maior parte das vendas é feita via pix ou cartões de crédito e débito, temos que investir nesse setor, a fim de aquecer e fortalecer as atividades econômicas da região, declarou o secretário.

Na última sexta-feira (12), o prefeito Emanuel Pinheiro assinou a ordem de serviço para dar início às obras de reforma e ampliação do Mercado do Porto. As obras serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, e a previsão de entrega é para o mês de novembro.

Leia Também:  Influenza; Secretaria Municipal de Saúde emite alerta

Durante a primeira fase de obras, entregue em julho de 2023, a gestão Emanuel Pinheiro realizou a entrega de dois pisos de construção, banheiros destinados a PNE. O espaço conta com dezenove climatizadores, rampas e dois elevadores.

Estamos trabalhando para entregar aquele que é um dos cartões postais da cidade, com excelência e equidade. Então, nada mais certo que investir em detalhes importantes como na área tecnológica. Com essa parceria, será disponibilizada Wi-Fi Gratuita para todos, finalizou Pinheiro.

A parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, e a empresa Amigo visa atender à crescente demanda por conectividade, especialmente em um contexto em que muitas transações comerciais ocorrem por meio de Pix ou cartões de crédito e débito.

Essa medida não só beneficiará os comerciantes locais, mas também contribuirá para fortalecer as atividades econômicas da região.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA