CURTA-METRAGEM

Filme estrelado por Vera Capilé e Romeu Benedicto estreia no Sesc Arsenal

Publicados

em

Uma história centrada na relação entre mãe e filho, que, devido à pandemia, vivem cada vez mais isolados socialmente e próximos entre si, mas certas coisas não são como aparentam. Esta é a premissa do curta-metragem “Fraternal”, que estreia às 19h desta quarta (22) no Sesc Arsenal. A entrada é gratuita. Após a sessão, está prevista uma conversa com equipe e elenco.

Escrito e dirigido por Túlio Paniago e produzido pela Terra do Sol Filmes, a produção conta com a dupla de protagonistas Vera Capilé e Romeu Benedicto. Na ficção, a personagem interpretada por Vera retorna à casa após se recuperar da Covid-19, porém necessita de cuidados especiais do filho.

Célia é uma personagem forte. Apesar de convalescente, mostra energia e dinamismo. Procurei retratá-la como uma pessoa frágil, mas nem tanto, pois em várias cenas podemos ver sua força e domínio de tudo à sua volta”, explica Vera, a multiartista que este ano foi homenageada como uma das Mestras da Cultura de Mato Grosso.

Romeu, que interpreta o filho, é conhecido por dar vida ao popular Totó Bodega. O ator transita com naturalidade entre o cômico e o dramático e conta que aprende um pouco com cada personagem.

Fazer o Luiz também foi um aprendizado enorme. Ele vive o que resta da vida, e não o que se perdeu dela”, comenta.

O filme é a estreia do jornalista Túlio Paniago na direção de uma obra ficcional.

É um drama familiar cuiabano, uma história meio inusitada. Exigia bastante trabalho da atuação, porque são diálogos densos. E a Vera e o Romeu, ao meu ver, foram incríveis! Já assisti algumas vezes e ainda me emociono”, revela.

“Fraternal” trata de perdas e do processo de luto. Por isso, durante os créditos finais da produção, serão exibidas fotografias de pessoas que faleceram em decorrência da pandemia.

A memória e o luto devem ser tratados com extremo respeito e é nesse sentido que a gente pretende fazer esta homenagem”, explica o produtor executivo Leonardo Sant’Ana.

O projeto foi contemplado em edital da Lei Federal Aldir Blanc em Cuiabá, executado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural.

Leia Também:  Série B: Cuiabá vence e retorna ao G-4

Ficha técnica:

Diretor / Roteirista: Túlio Paniago
Produtor Executivo / Assistente de Direção / Doctor Script: Leonardo Sant’Ana
Diretora de Produção: Anna Magalhães
Diretor de Fotografia: Kelven Queiroz
Diretora de Arte: Giulia Costa
Produtora: Andressa Mendes
Preparadora de Elenco: Tatiana Horevicht
Montador/Colorista: Marcelo Sant’Anna
Continuista: Isabela Venâncio
Som Direto: Décio Soares
Trilha Sonora / Design de Som: Eduardo Lehr
Assistente de Arte e Figurino: Thaís Diniz
Maquiadora: Karla Marinho
Assistente de Câmera: Ederson Lucas
Maquinista: Edson Jesus da Costa
Eletricista: Jailço Lima
Motorista: Eder Mariano
Produtor Associado: José Paulo Traven

Elenco:

Célia – Vera Capilé
Luiz – Romeu Benedicto
Vendedora – Juliana Capilé
Médica – Tatiana Horevicht

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Fecomércio-MT vai incluir jovens no mercado de trabalho

Publicados

em

O sonho de toda mãe é conseguir para os filhos uma vaga como jovem aprendiz ou estagiário, mas sabe que a realidade entre distribuir currículos e conseguir uma oportunidade é uma tarefa difícil.

O Sistema Fecomércio-MT/Sesc/Senac/IPF-MT dará início, na semana do dia 6 a 10 de junho, ao ‘Programa Empregar’, que busca qualificar jovens de 16 a 20 anos para o mercado de trabalho. A ação é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo link na BIO do Instagram da federação (@fecomercio_mt).

Esta é uma grande oportunidade para jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho. É importante destacar que o Brasil vive hoje uma de suas piores crises econômicas na história. Milhões de desempregados, mas ao mesmo tempo milhares de postos de trabalhos em aberto, e então por que a conta não fecha? Empresas hoje não têm mais tempo para treinamento, preferem aqueles que já estejam qualificados e prontos para começarem a trabalhar. Para os adolescentes, a cobrança é ainda mais dura. 

Leia Também:  Atestados de comorbidades tem causado constrangimentos à classe médica

Durante a programação do Sistema Fecomércio-MT/Sesc/Senac/IPF-MT, serão apresentadas palestras de capacitação aos jovens, com técnicas de comportamento, marketing pessoal e empreendedorismo. Também serão realizados testes vocacionais e de aptidão visando atender às demandas dos empresários do comércio.

Para o presidente da federação, José Wenceslau de Souza Júnior, a ideia do programa é contribuir para a capacitação dos jovens e atender as empresas dos setores do comércio e serviços.

Muitas empresas de varejo que atuam na região estão sempre em busca de profissionais qualificados, o que nem sempre é possível no mercado atual. Por isso, queremos fazer essa “ponte” para auxiliar tanto a empresa quanto o colaborador, afirmou.

O superintendente da entidade, Igor Cunha, disse que o programa, já realizado anteriormente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção de Mato Grosso (Sindcomac-MT), possibilitou a inserção de dezenas de jovens no mercado de trabalho.

Esta ação possibilitará atender aos diversos segmentos filiados à Fecomércio-MT, colocando os jovens no mercado de trabalho e melhorando a situação econômica da região e de suas famílias”.

As atividades serão promovidas na sede da Fecomércio-MT, no período da tarde, das 14h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3648-1400.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA