Search
Close this search box.

AÇÃO INTEGRADA "AMIGO DA RODADA"

Detran orienta pessoas sobre segurança no trânsito

Publicados

em

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realizou 16 ações educativas, impactando 3.028 pessoas em palestras, pit stops educativos e na ação integrada “Amigo da Rodada” durante o mês de fevereiro.

Dentre as iniciativas de destaque estiveram as campanhas de Volta às Aulas e de Carnaval. A campanha de Volta às Aulas envolveu visitas, orientações e palestras educativas voltadas para pais, responsáveis e a comunidade escolar em unidades de ensino de Cuiabá e Várzea Grande.

Além disso, foram realizadas blitzes educativas, com apoio da Coordenadoria de Fiscalização de Trânsito do Detran, abordando condutores e reforçando a importância do uso do cinto de segurança e dos dispositivos adequados para o transporte de crianças, conforme a faixa etária.

Já a campanha de Carnaval teve como foco a conscientização sobre a segurança no trânsito, especialmente os riscos da combinação de álcool e direção. Durante o feriado, mais de mil pessoas foram abordadas e orientadas, incluindo condutores que viajaram para destinos festivos e foliões de blocos carnavalescos.

A coordenadora de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Gresiella Almeida, destacou a importância das campanhas sazonais na promoção da educação para o trânsito.

Todos desempenham um papel essencial na construção de um trânsito mais seguro. Por isso, realizamos ações contínuas para reforçar normas e condutas seguras, além de sensibilizar pedestres, motoristas e ciclistas sobre os riscos que podem surgir quando as regras de trânsito não são respeitadas. Nosso objetivo é sempre a conscientização para reduzir os sinistros, enfatizou a coordenadora.

Além dessas iniciativas, o Detran-MT também realizou, em fevereiro, ações integradas com outras instituições do Sistema Nacional de Trânsito, promovendo orientações dentro do Programa Rodovida para condutores que trafegavam pelas rodovias do estado.

Leia Também:  6º Pedal Ecológico arrecada duas toneladas em alimentos

As atividades contaram com a participação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), da Guarda Municipal de Várzea Grande e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Cavalaria da Polícia Militar celebra 14º aniversário de criação

Publicados

em

Em comemoração aos 14º aniversário de criação do Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar de Mato Grosso (RPMon), a Cavalaria deflagrou, na manhã desta sexta-feira (25), uma operação com foco no reforço do policiamento ostensivo e preventivo na região central e comercial de Cuiabá.

Conforme o comandante da unidade, tenente-coronel Walmir Barros Rocha, a ação é um desdobramento da Operação Força Total da Polícia Militar que conta com pontos de bloqueio estratégicos, abordagens, checagens veiculares e pessoais, e ações voltadas à redução de crimes como roubos, furtos e tráfico de drogas, especialmente em locais com maior fluxo de pessoas e maior incidência criminal, como a região do Porto e o Centro da Capital.

De acordo com o tenente-coronel Walmir Barros Rocha, a Cavalaria atua constantemente no policiamento montado de áreas urbanas com alta circulação, garantindo uma presença tática eficiente.

A Operação Centauro simboliza nossa força operacional aliada à tradição militar, demonstrando que o cavalo policial continua sendo um diferencial no enfrentamento ao crime”, afirmou o comandante.

O tenente-coronel Rocha ainda destacou que um dos diferenciais do policiamento ostensivo montado é a maior flexibilidade no trânsito. Outro ponto é o fato de que, por estar mais alto, o policial tem um campo de visão maior do que quem está a pé ou dentro de uma viatura.

Além da visibilidade elevada e da agilidade que o conjunto cavaleiro-cavalo oferece no trânsito urbano, o policiamento montado possibilita uma abordagem mais próxima e humanizada, o que fortalece a sensação de segurança da população e amplia a eficácia do patrulhamento“, reforçou o comandante da unidade.

O RPMon, atualmente composto por 60 policiais militares, também desenvolve projetos sociais como a Equoterapia, que já beneficiou mais de 500 famílias, além de atuar com rondas escolares e visitas solidárias a instituições como o Hospital de Câncer de Mato Grosso.

A integração polícia e sociedade é muito importante para segurança pública. Esses projetos representam formas inovadoras e eficazes de promover a reabilitação física, emocional e social de pessoas com necessidades especiais. A interação terapêutica com os cavalos proporciona benefícios tangíveis, como melhora da postura, equilíbrio, autoconfiança e interação social, além de oferecer conforto emocional e apoio sensorial em ambientes hospitalares, pontuou.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Três últimos jogos do Mixto tiveram datas alteradas
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA