RESTAURAÇÃO DA CASA DE BEM-BEM

Cultura finaliza fase de tomada de preços de licitação para restauração da Casa de Bem-Bem

Publicados

em

O casarão histórico de 1850, localizado na rua Barão de Melgaço, é tombado pelo Estado desde 2012 e foi cedido pela família em regime de comodato para abrigar a sede do Instituto Ciranda.

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer finalizou a fase de tomada de preços do processo licitatório para a contratação de empresa que será responsável pela restauração do imóvel histórico Casa de Bem-Bem.

Apenas uma empresa foi habilitada para apresentar proposta, que de acordo com edital, deve ser apresentada em regime de menor preço global. O valor apresentado para realização total da obra foi de R$ 1.126.226,65. A Pasta fará a análise para publicação do resultado.

A licitação foi realizada com o apoio da Secretaria-adjunta Especial de Licitações e Contratos, vinculada à Secretaria de Gestão. Após obra emergencial em 2019, a Pasta dá continuidade ao processo de restauração do casarão histórico, que foi contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Cidades Históricas.

Duas empresas manifestaram interesse no processo licitatório. A Construtora W Mendes LTDA. foi inabilitada. Apenas a Archaios Engenharia foi habilitada para continuar o processo e apresentar a proposta de preço.

O imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Sua existência é memória concreta do Centro Histórico de Cuiabá, os achados arqueológicos do local, como pedaços de cerâmica e utensílios domésticos revelam hábitos e culturas da cuiabania antiga.

Durante a obra emergencial, foram realizadas visitas técnicas abertas para imprensa, população e estudantes com objetivo de transparência e educação patrimonial.

Os encontros foram realizados às quartas-feiras e aconteciam em quatro etapas: introdução a história da Casa de Bem-Bem, esclarecimentos sobre o projeto de restauração e transparência pública, recuperação arqueológica e obras de restauro da Casa.

As palestras campais foram ministradas por equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), composta de arquitetos, arqueólogos e especialista em projetos e execução de restauração de patrimônio histórico.

É de suma importância para a gestão que o Centro Histórico de Cuiabá seja restaurado, ocupado e valorizado. Estamos na reta final do processo de licitação da Casa de Bem-Bem e estamos comprometidos em fiscalizar a execução da obra para que o quanto antes, possamos entregar o casarão para uso da sociedade cuiabana, enfatizou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Luiz Cláudio Sodré.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Federação Mato-grossense muda estatuto depois de quase 50 anos
Propaganda

Geral

Várzea Grande inicia vacinação contra Covid-19

Publicados

em

Com o lote de vacinas liberadas na ultima terça-feira (19) pelo Governo do Estado de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Saúde, a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quarta-feira, 20, a aplicação da CORONAVAC para combater a COVID-19, na segunda maior cidade de Mato Grosso.

O planejamento estratégico contempla neste primeiro momento os servidores da área de saúde, não desprezando nenhuma das atividades que diariamente tem contato com pacientes suspeitos da COVID-19.

O prefeito Kalil Baracat (MDB) reforçou na última segunda-feira ao governador Mauro Mendes Ferreira (DEM) a necessidade de novas remessas da vacina, bem como reafirmou a disposição junto ao Instituto Butantan de aquisição, caso possível, já que o Governo Federal requisitou toda a produção do referido instituto, de mais doses para fazer frente a necessidade da população local, levando-se em conta a estimativa de cerca de 600 mil doses para atender os quase 300 mil habitantes de Várzea Grande.

A vacinação dos primeiros servidores da área de Saúde acontece a partir das 8:30 no Hospital Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande, neste dia 20 de janeiro de 2020.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Orlas de Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger serão restauradas
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA