CORRIDA CONTRA A COVID-19

Comitê de Enfrentamento aponta para redução no número de óbitos

Publicados

em

A reunião de avaliação do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID-19) foi aberta com duas novidades. O relato do infectologista de Várzea Grande, Francisco Kennedy, de que nos últimos 07 dias, portanto mensurando uma semana, já se percebe uma redução no número de óbitos e os mais de quatro mil procedimentos realizados em dois bairros, no Parque do Lago (05 e 06 de agosto) e José Carlos Guimarães (07 e 08 de agosto) em forma de Blitz de Saúde para levar o atendimento as pessoas.

O Plano de Ação Várzea Grande contra a “COVID-19“, foi desenvolvido a partir dos resultados das barreiras sanitárias nas entradas da cidade para se ter um conhecimento amplo da doença e sua propagação e agora vem sendo levado aos bairros para se promover atendimento de todos e evitar a movimentação desnecessária das pessoas que podem realizar trabalhar em Home Office, ou seja, em casa.

Várzea Grande superou na semana passada os 80% do total de casos curados, um dos índices considerados mais importantes na corrida contra a doença e também redução nos óbitos da semana passada se comparado com as últimas semanas.

Na oportunidade a prefeita Lucimar Sacre de Campos reafirmou não apenas essa como outras medidas realizadas e sinalizou que a ordem que está sendo rigorosamente cumprida por toda a administração municipal é atender a demanda daqueles que necessitam do Sistema Único de Saúde (SUS), sem nenhum tipo de custo e com transparência total nos gastos e ações.

Todos os dados sejam eles de atendimentos, aquisições, investimentos, do que realizamos até o momento em relação a pandemia da COVID-19 estão no Portal Transparência COVID-19. Só não vê quem não quer ou aposta no quanto pior melhor, de olho apenas nas eleições, quando o foco deveria ser na pandemia”, disse a prefeita de Várzea Grande.

Ela lembrou que apenas entre maio, junho e julho, 300 novos funcionários da área de saúde ou foram empossados por terem passado em concurso público ou foram contratados para fazer frente a este momento em que a demanda por atendimentos cresceu uma média de 48%.

Atendendo recomendação da prefeita, o Comitê está analisando a realização de nova blitz, provavelmente na região do Grande São Mateus que por seu tamanho e distância do centro de Várzea Grande aconteceria em quatro dias.

Estamos analisando para que todos os serviços possíveis continuem sendo prestados a população de uma maneira em geral”, disse o secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes, apontando que em média são 47 servidores apenas de sua área e que devem movimentar várias ações, como testes rápidos, vacinas H1N1, medicamentos, teleconsultas ou mesmo consultas presenciais.

Diógenes Marcondes lembrou que os resultados têm se demonstrado representativos, sendo que para isto, a administração municipal necessita de uma ampla logística para atender as pessoas dentro das regras necessárias de distância de 1,5 metros; uso de máscaras constantemente e de luvas quando necessários e meios de biossegurança e higienização rigorosa.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos fez questão de lembrar aos vereadores, o médico, Miguel Angel, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e Rogério França Martins, que os dedicados esforços de todos os servidores tem que ser reconhecidos principalmente naqueles da área de saúde e de segurança que tem sido incansáveis em sua missão diuturna de ajudar a combater a COVID-19 e a curar milhares de moradores de Várzea Grande e de outras cidades atendidos na rede pública municipal.

Mais do que parabéns, eles têm que ser reconhecidos pelo esforço e principalmente por serem destemidos e implacáveis em sua missão de salvar vidas junto conosco”, disse Lucimar Sacre de Campos.

Plano de Ação VÁRZEA GRANDE CONTRA COVID-19 (Parque do Lago 05 e 06 de agosto)

• Total de testes realizados: 880
• Total de resultados positivos: 111
• Total de vacinações: 297
• Medicação: 59
• Profissionais envolvidos: 47 (ACS, Enfermeiros, Fiscais da Vigilância Sanitária, Médicos).
• Guardas Municipais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

Plano de Ação VÁRZEA GRANDE CONTRA A COVID-19 (José Carlos Guimarães 07 e 08 de agosto)

• Total de teses realizados: 1.699
• Total de resultados positivos: 170
• Total de vacinações: 693
• Medicação: 101
• Profissionais envolvidos: 47 (ACS, Enfermeiros, Fiscais da Vigilância Sanitária, Médicos).
• Guardas Municipais, Polícia Militar de Mato Grosso, Corpo de Bombeiros

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  "Carta Aberta" de países europeus protestam contra política ambiental brasileira
Propaganda

Geral

Secel reabre inscrições para produção do 26º Salão Jovem Arte

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) retomou o edital para seleção de organizações interessadas em produzir o 26º Salão Jovem Arte. Com investimento de R$ 350 mil, as inscrições foram reabertas nesta sexta-feira (18) e prosseguem até 19 de outubro.

Realizado pela última vez em 2016, o Salão Jovem Arte tem como objetivo reunir, em mostra coletiva, obras de artistas amadores e profissionais e conceder prêmios aos conjuntos de obras dos participantes além de incentivar, fomentar e divulgar talentos. Neste ano, a seleção pública visa contratar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para gestão e produção da 26ª edição do evento cultural.

A reabertura do edital foi autorizada pelo governador Mauro Mendes no início da semana. Com isso, teremos mais uma importante ação para estimular e reconhecer artistas plásticos e visuais, um evento tradicional que merece ser retomado no estado. Estamos animados em contribuir mais uma vez com a arte mato-grossense, declara o titular da Secel, Alberto Machado.

A mostra irá contemplar artistas de diferentes linguagens, premiando nas categorias naif, contemporânea, escultura, fotografia, arte digital, grafite, xilogravura, aquarela/quadrinhos, instalação/performance.

Para garantir a natureza e a qualidade do Salão, a Secel definiu, em anexos do edital, valores das premiações principal e por categoria, e demais procedimentos obrigatórios, como curadoria, ajuda de custo para deslocamento das obras selecionadas, registro e homenagem in memorian.

O evento será realizado no Palácio da Instrução, em Cuiabá, por um período mínimo dois meses, em calendário a ser definido após a celebração do termo de cooperação.

As instituições interessadas em participar do processo seletivo, devem apresentar portfólio, proposta de trabalho e cronogramas de execução e de desembolso, dentre outras informações.

O evento

O Salão Jovem Arte foi montado pela primeira vez em 1976 como um símbolo de resistência da classe artística à ditadura militar no Brasil. Apesar de ter sido interrompido durante alguns anos, evento é uma tradição no cenário das artes plásticas mato-grossenses.

Sua realização revelou e reconheceu o trabalho de artistas de diferentes gerações, tais como Humberto Espíndola, Dalva de Barros, João Sebastião, Clóvis Irigaray, Adir Sodré, Gervane de Paula, Benedito Nunes, Nilson Pimenta, Marcelo Velasco, Adão Domiciano, Carlos Lopes, Márcio Aurélio Jonas Barros, Vitória Basaia e Regina Pena.

Edital para produção do 26º Salão Jovem Arte

Acesso ao edital: www.cultura.mt.gov.br/editais

Período de inscrições: 18/09 a 19/10/2020

Endereço para inscrições: Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, Bairro Duque de Caxias, CEP: 78.043-300 – Cuiabá/MT (horário de expediente vigente)

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Feminicídios aumentam 40% em Mato Grosso
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA