Search
Close this search box.

Geral

Banda da PM apresenta “retreta musical” nesta sexta-feira na Praça Alencastro

Publicados

em

O Corpo Musical da Policia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT) tem por finalidade, através da música, aproximar a instituição Policia Militar, junto à sociedade mato-grossense.

No início, essa Unidade era denominada como Banda de Música. Criada em 19 de Outubro de 1892, através do Artigo 5º da Lei Nº 09, ato este assinado pelo Dr. Manoel Murtinho, Presidente do Estado de Mato Grosso teve seu início histórico contando com 16 (dezesseis) Praças. No seu passado marcante, tinha como missão garantir a marcialidade nos eventos militares e levar entretenimento às praças aquarteladas.

Devido a grande demanda de serviços destinados a Banda de Música junto a sociedade, viu-se a necessidade da criação de um Corpo Musical, ato este que se consolidou na gestão do então Governador do Estado de Mato Grosso Blairo Borges Maggi, que através da Lei Complementar Nº 271 de 11 Junho de 2007, e aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL/MT), cria o Corpo Musical da Polícia Militar, ampliando as possibilidades de formações musicais.

Hoje o efetivo do Corpo Musical é composto por 66 policiais músicos, e contempla em sua nova estrutura, a Banda Musical, a Orquestra Popular Homens do Mato e o Núcleo de Choro.

Leia Também:  “Não é Não” destaca a importância do respeito aos direitos das mulheres no Carnaval

Recentemente o Corpo Musical foi declarado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Mato Grosso, através da Lei nº 10.414 de 26 de Julho de 2016 de autoria do então deputado estadual Guilherme Antonio Maluf e sancionado pelo governador José Pedro Gonçalves Taques.

Ao longo dos seus 125 anos de atuação o Corpo Musical vem atendendo diversos eventos, tais como: Formaturas militares, eventos oficiais do estado, Cultos, Missas, festas religiosas, eventos esportivos de diversas modalidades, inaugurações, aniversário de municípios, desfiles cívicos, eventos de organizações não governamentais, ações sociais etc.

A apresentação compõe a Operação 300 anos em homenagem à Capital de Mato Grosso. Repertório escolhido é alegre e com música regional.

Nesta sexta–feira (05), a Banda da Polícia Militar de Mato Grosso apresenta a partir das 17h30, na Praça Alencastro, em Cuiabá, uma retreta musical no lançamento da Operação 300 anos.

Em alusão ao aniversário da Capital, que celebrado no dia 8 de abril, a banda vai apresentar um repertório especial com músicas que remetem às décadas de 70, 80 e 90 até os dias atuais.

Leia Também:  Águas Cuiabá instala nova rede de tubulação de esgoto na Morada do Ouro

Canções internacionais do grupo ABBA, trilha sonora do filme Rocky Balboa, canções do grupo Roupa Nova, sertanejo universitário e músicas regionais conhecidas, como ‘Pixé’ e ‘Cabeça de Boi’, e muito rasqueado para animar a noite de quem assistir a retreta musical.

O coordenador da banda da PM, aluno oficial Marcelo da Silva Lima, afirma que a apresentação busca fomentar a cultura cuiabana e exaltar os 300 anos da cidade.

A proposta é despertar no público saudosas memórias que marcaram a história de Cuiabá e fazem parte do nosso caráter regional. Pedimos ao público que vá assistir e fique à vontade para interagir com os músicos com aplausos, isso nos alegra. O aplauso é o nosso combustível”, ressalta Silva Marcelo.

A retreta é um tipo de apresentação feita por bandas de música. A participação do corpo musical da PM nesse evento terá duração de uma hora e contará com 25 músicos em diversos instrumentos de sopro e percussão.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Geral

Sábado é “Dia D” de vacinação contra Influenza

Publicados

em

Este sábado é “Dia D” de vacinação contra a Influenza que estará sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá. Esta iniciativa é parte da campanha, que teve início em 25 de março na capital e tem como objetivo imunizar diversos grupos prioritários, garantindo a proteção contra a gripe.

O público-alvo do “Dia D” abrange crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do Ensino Básico e Superior, indígenas, quilombolas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e jovens e adolescentes entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas.

Este ano, a campanha de vacinação foi antecipada pelo Governo Federal devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios em todo o país, o que ressalta a importância da imunização para a prevenção de doenças. A vacina utilizada é trivalente, oferecendo proteção contra as principais cepas de vírus em circulação no Brasil.

Leia Também:  Procon oficia MP, Decon, Cade e ANP sobre aumento de preço do Etanol em Mato Grosso

É importante ressaltar que todas as pessoas que forem se vacinar devem levar o cartão de vacinação, para que as equipes possam fazer a verificação da situação vacinal e garantir uma cobertura efetiva.

No Dia D, todas as unidades básicas de saúde da capital estarão abertas das 8h às 16h30, sem interrupção, facilitando o acesso à vacinação para toda a população.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA