Geral

Bairro Dom Aquino: Redes antigas de água estão sendo substituídas

Publicados

em

Estruturas desgastadas dão lugar, a partir de agora, a 2500 metros de novas tubulações

Inaugurado em 1973, o bairro Dom Aquino, de maneira semelhante a outras localidades na região central de Cuiabá, recebeu, em seu nascedouro, grandes tubulações de cimento amianto responsáveis pela distribuição de água à população daquela época.

Hoje, com mais de 40 anos, essas estruturas apresentam, em razão do desgaste do tempo, a necessidade de constantes manutenções. Com o objetivo de ampliar a eficiência do sistema distribuição de água à comunidade, diminuir impactos provocados ao abastecimento por vazamentos e reduzir os índices de perdas de água tratada, a Águas Cuiabá realiza, até o fim do mês de março, a instalação de 2.500 metros de novas redes no bairro Dom Aquino.

Com mais de 400 residências e pontos comerciais, a localidade receberá novas tubulações em PVC, modernas e mais resistentes. O cronograma de obras foi elaborado para gerar o menor impacto possível à rotina da comunidade, tanto no que se refere à mobilidade urbana quanto no abastecimento de água.

A transição de atendimento da rede antiga para a rede nova pode ocasionar interrupções na distribuição, por pequenos períodos. Esse cenário é comum, uma vez que desativaremos a antiga rede e será habilitada a nova, assim que instalada. O abastecimento de água às unidades será normalizado logo após o prazo de pressurização da rede, ao longo do dia”, observa o diretor executivo William Figueiredo.

Pacote de substituições

Iniciadas em dezembro de 2019, as ações de substituição, ao fim, somarão a implantação de 22.000 metros de novas redes nas 13 regiões contempladas pelo programa. Até o momento, a concessionária já iniciou as obras em Novo Terceiro, Porto e Santa Isabel. Além disso, o pacote de substituições atenderá os bairros Centro Sul, Boa Esperança, Cidade Alta, Cidade Verde, Coophema, CPA 4, Grande Terceiro, Jardim Alencastro e Jardim Alvorada.

O cronograma de instalações prevê a conclusão das obras em dezembro de 2020. O investimento é superior a R$ 4 milhões. O trabalho vai beneficiar diretamente 90 mil pessoas, atendendo a mais de 27 mil unidades consumidoras, entre casas, prédios, lojas, restaurantes, escolas, igrejas e unidades de saúde.

Saneamento básico de qualidade para todos. Essa é uma das prioridades de nossa gestão é compromisso cumprido. Seguimos trabalhando para que as obras e os investimentos em água e esgoto deixem nossa Cuiabá, de fato, pronta para crescer e se desenvolver de forma sustentável”, afirma o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Sobre a Águas Cuiabá

Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 565 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas.

Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 7,1 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país.

Em 2018, foi eleita pelo segundo ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, ig que dizer água.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  PM frustra roubo com refém em clínica e prende suspeito em Cuiabá

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Geral

PM frustra roubo com refém em clínica e prende suspeito em Cuiabá

Publicados

em

A Polícia Militar frustrou uma tentativa de roubo com refém em uma clínica odontológica, em Cuiabá na manhã desta sexta–feira (03). Os policiais interviram na ação criminosa, libertando funcionários e clientes que eram mantidos reféns pelos dois suspeitos.

Um homem de 38 anos foi alvejado na perna e preso, os policiais seguem em diligências pela região em busca do segundo suspeito.

Uma equipe de policiais do 10º Batalhão de Polícia Militar realizava patrulhamento de rotina no bairro Jardim Cuiabá quando identificaram uma ação suspeita nas proximidades de uma clínica odontológica na Avenida das Flores. Ao checar o local, os militares identificaram os dois suspeitos que haviam rendido funcionários e pacientes da clínica.

Os policiais cercaram o local e solicitaram apoio do Batalhão Rotam e interviram na ação criminosa, prendendo o suspeito que estava baleado na perna após um médico que tem porte de arma de fogo reagir. O homem presa já tem passagem pela polícia por crimes de roubo e homicídio, ele foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e conduzido ao hospital.

Os policiais localizaram os pertences pessoais das vítimas como celulares, dinheiro e joias que já estavam na mochila do suspeito. O outro comparsa fugiu com a arma de fogo utilizada para praticar o roubo.

De acordo com as vítimas, os suspeitos invadiram a clínica, renderam os funcionários para roubar. Uma das pessoas que era mantida de refém reagiu, entrou em luta corporal e atirou na perna do suspeito. O outro comparsa fugiu do local. Nenhuma vítima se feriu.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mercado do Porto mantém atendimento ao público com horário reduzido
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA