Geral

Auto da Paixão gera 950 empregos temporários

Publicados

em

Em plena crise econômica no país, o Governo de Mato Grosso gera 950 empregos temporários com a realização do Auto da Paixão de Cristo, retomado em 2016 dentro da proposta do Programa Emprega Rede que é de promover a inclusão social e produtiva do público vulnerável.

auto da paixao 2O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda calcula 150 empregos diretos no local do evento, mais 550 empregos indiretos na construção, montagem do cenário e outros serviços contratados e necessários à viabilização do evento, coodenado pelo Núcleo de Ações Voluntárias (NAV), que tem à frente a primeira dama Samira Martins.

Além destes, o grupo Cena Onze reúne 250 atores amadores e profissionais para a encenação do Auto da Paixão de Cristo. Segundo o diretor do espetáculo, Flávio Ferreira, todos estão recendo cachê, vale alimentação e vale transporte.

Valdiney de Arruda faz questão de frisar que 80% dos atores pertencem ao público vulnerável. “Só retomamos o espetáculo com a condição de que ele viria para promover a inclusão de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade”.

Entre eles estão incluídos recuperandas do Presídio Feminino Ana Maria do Couto, haitianos, indígenas, crianças e adolescentes acolhidas em casas lares, adolescentes que cumprem medida socioeducativa, trabalhadores do aterro sanitário e recuperandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá.

Além da participação como atores, este público trabalhou na construção do cenário, na confecção do figurino e também na maquiagem dos personagens.

Renda

O evento ainda está gerando renda. São cerca de 30 artesãos comercializando diferentes produtos na praça de artesanato e mais de 20 comerciantes na praça de alimentação. Seguranças foram contratados para trabalhar dentro do local e no estacionamento, além de uma grande equipe de apoio.

Programação

O evento segue até este domingo de Páscoa (27) no Memorial Papa João Paulo II, no bairro Morada do Ouro. Os portões são abertos às 17h. Das 18h às 20h e das 21 às 22h, shows música gospel são realizados no palco alternativo. O espetáculo é apresentado das 20h às 21h. No local, há praça de alimentação e de artesanato, espaço infantil e estandes dos parceiros.

Parceiros

O Auto da Paixão de Cristo 2016 é uma realização do Governo do Estado, por meio do Núcleo de Ações Voluntárias, da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, e do Grupo Cena Onze.

São parceiros da iniciativa as secretarias de Cultura (Secel), Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Meio Ambiente (Sema), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Federação da Indústria de Mato Grosso (Fiemt), Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores, Senac, Arquidiocese de Cuiabá, Conselho de Ministros Evangélicos de MT, Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), TV Centro América, Juizado da Infância e da Adolescência de Cuiabá, NET e Colégio Master.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Documentário dedicado a Vera Capilé reúne artistas da cultura mato-grossense

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Geral

Campanha de vacinação alerta para baixa adesão de adolescentes

Publicados

em

Cerca de metade do público de 12 a 17 anos estimado pelo Ministério da Saúde (MS) para Cuiabá fez o cadastro para receber a vacina contra o Coronavírus na capital até o momento. Segundo informações da coordenação da campanha, a meta prevista é de 53.824 adolescentes, e desse montante aproximadamente 26 mil fizeram o cadastro.

Quando liberamos o cadastro deste grupo, tivemos uma grande procura no começo. Os 26 mil cadastros foram feitos logo na primeira semana, mas depois disso não tivemos mais adolescentes se cadastrando”, revelou Valéria de Oliveira, coordenadora da campanha de vacinação.

Ela conta ainda que todos as pessoas deste grupo já foram agendadas.

Já liberamos as agendas para todos os adolescentes cadastrados. Temos pessoas de 12 a 17 anos agendadas até esta quinta-feira (21). Não temos mais ninguém dessa faixa etária no cadastro depois disso. Pedimos aos pais ou responsáveis por adolescentes que ainda não tenham feito o cadastro que façam o quanto antes, para darmos prosseguimento à imunização deste grupo”, pediu a coordenadora.

Segunda dose e dose de reforço

Valéria também alerta sobre a baixa procura para pessoas que precisam tomar a segunda dose de Pfizer e a dose de reforço.

Recentemente o Ministério da Saúde liberou para as pessoas tomarem a segunda dose de Pfizer 56 dias após a primeira, mas depois disso parece que as pessoas esqueceram que precisam receber essa segunda aplicação. Além disso, a procura de dose de reforço para idosos a partir de 70 anos e trabalhadores da saúde também está pequena. Nós, da vacinação, convocamos todo este público que venha aos polos de vacinação ou unidades básicas de saúde que aplicam as vacinas para tomarem sua dose e completar o esquema vacinal”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Documentário dedicado a Vera Capilé reúne artistas da cultura mato-grossense
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA