OPERAÇÃO VETUS II

Ação nacional atende 480 idosos vítimas de violência por dia

Publicados

em

Iniciativa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), resultou na prisão de mais de 400 agressores e na solicitação de 1.067 medidas protetivas.

Os resultados da “Operação Vetus II” foram apresentados pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A ação que teve início no dia 15 de outubro, com foco no combate à violência contra idosos, mobilizou as Polícias Civis e Militares de 25 Estados e do Distrito Federal.

Em 35 dias, quase 17 mil idosos vítimas de violência foram atendidos, o que representa cerca de 480 pessoas auxiliadas por dia. Foram abrangidos 2.313 municípios, com a apuração de 15.154 denúncias do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), do MMFDH, e de canais locais.

O idoso representa o terceiro maior grupo vulnerável no canal do Disque 100. É uma violação difícil de ser identificada de fora. A gente conta sempre com a denúncia da população. O trabalho efetivo, desenvolvido pela polícia, mostra a importância do olhar para esse tipo de violação e para essas vítimas”, explicou o coordenador-geral da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do MMFDH, Vandervaldo Gonçalves Lima.

O secretário de operações integradas do ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Alfredo Carrijo, enfatizou que é preciso combater a violência.

O ministro Anderson Torres determinou que essa fosse uma prioridade do ministério. A Justiça e a Segurança Pública têm que fazer a sua parte, intervindo quando necessário, apurando esses crimes e dando a resposta”, completou.

Ainda sobre as entregas à sociedade, a Operação Vetus II prendeu mais de 400 pessoas acusadas de crimes, como abandono de incapaz, maus-tratos, tortura e apropriação indébita. Outros 32 adolescentes foram apreendidos.

Gostaria de chamar atenção pelo aspecto social dessa operação. Além da questão criminal, da responsabilização das pessoas que cometem qualquer tipo de violência contra o idoso vulnerável, essa operação também tem incentivado as questões sociais”, ressaltou o coordenador-geral de planejamento operacional do MJSP, Alberto Fazzio.

Mais números

Também são resultado da Operação Vetus II, o resgate de 167 vítimas, 16.068 visitas feitas a abrigos e residências de vítimas, 1.067 medidas protetivas solicitadas e 242 mandados de busca e apreensão e prisão cumpridos.

A Operação Vetus II faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Canais de denúncia

As denúncias feitas por meio do Disque 100 são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes.

Acesse o canal de denúncias

Operação Vetus I

Em 2020, a primeira edição da Operação Vetus teve 569 pessoas presas, 14.907 visitas e 874 medidas protetivas cumpridas. Foram 13.424 denúncias de violência contra idosos apuradas em todo o país.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Academias, salões de beleza e barbearias voltam a funcionar com novo Decreto
Propaganda

Geral

Todos os polos de vacinação podem aplicar a dose de reforço contra o Coronavírus

Publicados

em

A partir desta segunda-feira (6), todos as pessoas de 18 a 59 anos que tenham tomado a segunda dose de qualquer vacina contra o Coronavírus há 5 meses (150 dias) poderão receber a dose de reforço. Até então apenas trabalhadores da saúde e pessoas a partir de 60 anos estavam recebendo a terceira aplicação, mas com o recebimento de mais doses, a campanha Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar ampliou o público.

O anúncio foi feito pelo Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), na tarde desta ultima sexta-feira,3.

Com apoio de todos vocês, juntos, vamos vencer essa cruzada contra a Covid-19“, declarou o prefeito.

É como se estivéssemos começando novamente a campanha de vacinação, pois agora toda a população adulta poderá ser vacinada com a dose de reforço. Por isso pedimos encarecidamente que as pessoas verifiquem com cuidado a data que tomaram a segunda dose, para só comparecerem aos polos de vacinação para receber a terceira aplicação no prazo correto, que é de 150 dias após a segunda vacina”, explicou Valéria de Oliveira, coordenadora da campanha.

Em relação à segunda dose da Janssen, Valéria revelou que é necessário aguardar a chegada das vacinas.

Recebemos cerca de 15 mil doses de Janssen para aplicação de dose única na época e ela já foi toda usada, não temos mais nenhuma dose. Precisamos aguardar o envio da segunda dose para o público que recebeu essa vacina para darmos continuidade ao esquema vacinal”, disse.

A coordenadora aproveita para fazer o chamamento das pessoas que estão com a segunda dose ou a dose de reforço atrasadas.

Temos muitas pessoas que precisam comparecer aos polos de vacinação para completarem o esquema vacinal. Quem tomou a primeira dose de Pfizer ou Astrazeneca, pode tomar a segunda depois de 56 dias. Quem tomou a primeira de Coronavac, pode tomar a segunda após 28 dias. Pessoas acima de 12 anos que ainda não tomaram nenhuma dose, devem fazer o cadastro no site Vacina Cuiabá e comparecer a qualquer polo e se vacinar o quanto antes“.

Ela reforça a importância de se completar o esquema vacinal e tomar a dose de reforço.

Temos visto nos noticiários que vários países da Europa estão passando por mais uma onda da Covid-19 porque a cobertura vacinal está abaixo do esperado. O Brasil tem uma forte cultura de vacinação e já conseguiu controlar inúmeras doenças por meio da imunização. É essencial que as pessoas venham se vacinar, pois quanto mais pessoas imunizadas, menos risco corremos de passarmos por uma nova onda da pandemia. Quem se vacina, protege si mesmo e o próximo”, concluiu Valéria.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Grupo Santos/PFOS conquista o título da Copa Centro América de Futsal
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA