PRIMEIRAS AÇÕES DE 2025
28 celulares foram apreendidos em unidades prisionais de MT durante Operação Tolerância Zero
Em continuidade a Operação Tolerância Zero nas unidades prisionais do Estado de Mato Grosso, mais 28 aparelhos celulares e 23 porções de entorpecentes foram apreendidos pela Polícia Penal nos primeiros dias de 2025.
O secretário de Estado de Justiça, delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, considerou que as perspectivas para os próximos meses é que haja a redução do número de apreensões dos ilícitos diante das ações da Operação Tolerância Zero.
“As ações dentro e fora dos presídios continuam, mas a expectativa a partir de agora é que haja a redução da quantidade de ilícitos apreendidos, considerando as grandes apreensões feitas nos últimos dias e, principalmente, a intensificação das fiscalizações na entrada das unidades”, explicou.
No Centro de Ressocialização de Várzea Grande, os policiais encontraram, com o apoio do Serviço de Operações Especiais (Soe) e de um cão farejador, 15 celulares, mais de 20 porções de entorpecentes, carregadores, fones de ouvido e chips.
Em uma ação realizada na Cadeia Pública de Alto Araguaia, a revista geral da unidade terminou com a retirada de oito celulares, cinco chips, baterias e fones de ouvidos, além de porção de entorpecentes.
No Centro de Ressocialização Ahmenon Lemos Dantas, a operação terminou com a apreensão de três aparelhos, sendo que um deles foi retirado de posse de um dos líderes de facção que cumpre pena na unidade.
Na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, outros dois smartphones foram apreendidos durante revista no Raio 07.
As apreensões fazem parte do pacote de medidas e ações do Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado, lançado pelo governador Mauro Mendes, para combater as facções criminosas dentro dos presídios.
Geral
Inteligência Artificial passa a combater fraude de energia
A fraude em medidores de energia agora pode ser mapeada em segundos. A novidade já está sendo implementada em Mato Grosso. É um recurso de inteligência artificial que por meio de uma base de dados, consegue examinar em pouco tempo cenários onde há o furto de energia. Ferramenta de alta tecnologia reduz tempo de monitoramento, que era feito antes manualmente. Polícia tem acesso as informações.
“Antes nós tínhamos que cruzar dados de forma manual, trabalhando alguns pontos que são importantes na hora de definir o desvio de energia. Agora essa nova ferramenta está dando agilidade a isso, possibilitando ações cada vez mais assertivas“, mencionou o gerente do departamento de combate a perdas da concessionária de energia, Luciano Lima.
A nova ferramenta de inteligência pode rodar 24 horas por dia, sem parar, gerando um alerta para fiscalização presencial de medidores. Assim que o crime é comprovado em flagrante, o responsável é conduzido para delegacia, onde irá responder criminalmente pelo furto ou fraude de energia.
Furto e a fraude de energia são considerados crime de acordo com o Código Penal, podendo chegar até cinco anos de prisão. O furto se caracteriza quando a energia é diretamente trazida da rede da distribuidora, sem o seu conhecimento ou permissão. Já a fraude acontece quando o consumidor altera o medidor para reduzir o consumo.
“Logicamente nós temos uma rede de ação. Todas as denúncias são checadas com critério claro. E isso é muito importante porque este crime tiram do estado, centenas de milhões de reais, que poderiam estar trazendo ainda mais investimento para Mato Grosso“, finalizou o gerente.
-
Política7 dias atrás
Até agora só tem um time em campo para 2026; Abilinho já foram quatro
-
Artigos5 dias atrás
Princípio da Obrigatoriedade
-
ESPORTES6 dias atrás
Tigre segue invicto no Mato-grossense após empate com Dourado
-
Destaques7 dias atrás
Após acionar Justiça, SISMA consegue decisão que impede a contratação por meio de processo seletivo
-
Política6 dias atrás
Sindicatos estaduais buscam apoio de parlamentares sobre RGA
-
Geral6 dias atrás
Museu de Arte de Mato Grosso
-
Política5 dias atrás
“Minha obrigação é trazer recursos para o Estado e municípios”
-
ECONOMIA5 dias atrás
Contribuintes sem renda e usa cartão de crédito será convocado pela Receita Federal