ESPORTES
Esportes de raquete são os mais recomendados para a saúde cardiovascular

Dizer que praticar atividades físicas faz bem ao coração não é novidade. Também não é segredo que exercícios físicos apresentam ações protetoras contra as doenças cardiovasculares: infartos, doença aórtica, hipertensão, vascular periférica e vascular cerebral. No entanto, ainda era um mistério o esporte mais recomendado para a perenidade da saúde desse músculo vital. Algo que, agora, já temos a resposta.
Ao avaliarem mais de 80 mil pessoas, pesquisadores do Reino Unido, Finlândia, Áustria e Austrália trabalharam em conjunto para determinar e os resultados desse estudo foram publicados no British Journal of Sports Medicine. Segundo o estudo, os esportes que mais reduzem o risco de morte por culpa de uma doença cardiovascular são, por ordem, os esportes de raquete (como o tênis), a natação e o aeróbico intervalado, o que inclui a dança, entre outras atividades físicas.
Dado reiterado pela Escola de Medicina de Harvard ao destacar que, “além de oferecer um bom treino cardiovascular, os esportes de raquete ajudam a fortalecer os membros superiores e inferiores do corpo, devido à diversidade de movimentos executados durante a prática, que variam de componentes intervalados de alta intensidade com descansos entre os pontos de jogo“.
Para o presidente da Federação Mato-grossense de Tênis (FMT), Rivaldo Barbosa, 49, o resultado das pesquisas também pode ser explicado por conta de o tênis ser um esporte para todos, bem como por ser uma modalidade individual que incentiva o participante a disputar consigo mesmo para querer melhorar a saúde e superar o desempenho em quadra.
“O tênis é um esporte bastante atrativo e em que você pode ingressar em qualquer idade. A recomendação é de que, como é uma modalidade que exige algumas corridas, mesmo que em curta distância, a pessoa tenha seu check-up em dia e nenhuma restrição médica. Sem contar que o tênis é uma via de mão dupla. Para que a pessoa renda mais em quadra, ela acaba optando por um estilo de vida mais saudável com uma boa alimentação e um melhor condicionamento físico“, explica.
EXPANSÃO EM MATO GROSSO – Ao reconhecer que a prática do tênis está em evolução em Mato Grosso, Rivaldo destaca que os espaços para esta atividade esportiva estão em expansão, graças a grandes empreendimentos. Conforme destaca o presidente da FMT, antes os praticantes do esporte de raquete contavam apenas com clubes e academias. Agora, os grandes condomínios já se atentaram para os benefícios do tênis e oferecem a possibilidade da prática dentro “de casa“.
Em Cuiabá, por exemplo, condomínios como o Brasil Beach Home Resort contribuem para o fortalecimento da modalidade no Estado. Além de prezar por diferenciais como uma praia artificial particular com 32 mil metros quadrados, o empreendimento aposta no esporte e conta com quatro quadras de tênis de saibro.
“Nesses locais, você cria um nicho que vai olhar para o esporte diariamente e se lembrar dele, o que resulta em novos adeptos ou admiradores da modalidade“, pondera.
O presidente da FMT conta ainda que, hoje, o tênis está organizado no viés profissional, com diversas competições e acesso mais fácil em Mato Grosso.
“O esporte tem evoluído no Estado e, consequentemente, ganha novos adeptos. Atualmente, há cerca de oito competições oficiais em Cuiabá, além de torneios em Primavera do Leste, Sinop, Sorriso e Rondonópolis“, ressalta.
Rivaldo complementa que esse movimento tem como grande aliado a expansão da prática esportiva com a inserção de quadras de tênis em condomínios. O presidente da FMT enfatiza que, desta forma, “o novo entusiasta acaba por convidar um amigo para iniciar no esporte, que é bastante sociável. Assim como, uma mãe, que antes teria que se deslocar até um clube ou academia, passa a contar com a comodidade de ter seu filho tendo aulas dentro do local em que moram. Existe espaço para todos: há o tênis kids, o infanto-juvenil, a fase de transição, o tênis profissional e o amador“.

ESPORTES
Dourado vence e precisa de apenas um empate para conquistar o acesso à Série A

Em jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro o Paraná Clube recebeu na Vila Capanema no Durival Britto nesta terça-feira (19) o Cuiabá Esporte Clube e acabou sendo derrotado.
Cuiabá chegou a 61 pontos, e precisa de apenas um empate nos próximos dois jogos para se garantir na elite do futebol nacional sem se preocupar com outros confrontos. O Paraná permanece com 36 pontos, ocupando a 18ª posição e se complicou na luta contra o rebaixamento.
Bem na primeira etapa, a equipe paranista desanimou após tomar o primeiro tento e não conseguiu reagir. Paraná que poderia terminar a rodada fora da zona de rebaixamento agora pode ser rebaixado na próxima rodada.
O jogo
Com uma postura rápida e ofensiva, o tricolor começou o primeiro tempo com muita troca de passes e intensidade. Na primeira arrancada promissora, Juninho puxou até a linha de fundo e de calcanhar mandou para o meio da área. Higor Meritão chegou para bater, acabou pegando com a perna direita, que não é a boa, e mandou para fora.
Como quem não faz, leva, o Tricolor desperdiçou e acabou dando espaço para o Cuiabá. Aos 15 minutos, Lucas Ramon pegou a bola em uma falha de Philipe Maia, lançou do meio da rua e de peixinho Elvis aplicou a lei do ex.
Com o placar aberto em favor do time mato-grossense, Paraná reduziu a sua intensidade. Sem se encontrar na defesa, o Tricolor passou a ser pressionado pelo Dourado e ficou compactado no campo defensivo.
Com o início do segundo tempo, Márcio Coelho tentou melhorar a equipe e dar uma injeção de ânimo, com Andrew e Biteco. Bem na entrada, Biteco tabelou com Bressan e aos sete minutos conseguiu bater para o gol, mas a bola foi defendida em dois tempos pelo goleiro João Carlos.
Aos 21 minutos, uma das boas chances da partida, uma falta frontal para o Tricolor e na cobrança o meia Renan Bressan bateu por cima da barreira e a bola acabou passar por cima da meta também. Aos 28, em uma arrancada do Yago, ele puxou a bola da intermediária e encobriu o Renan, que não chegou para defender.
Atrás no placar com dois gols de diferença, a pressão pelo resultado não favoreceu o comportamento do Paraná em campo, sem dar chances, o Dourado controlava a posse de bola e fazia investidas pontuais. Tricolor acabou saindo derrotado mais uma vez na Vila Capanema e se complicou na Série B.
Próximo confronto do Paraná é com o Oeste, já rebaixado para a Série C, pela 37ª rodada da Série B, fora de casa, na terça-feira (26), às 19h15. Com o resultado desta última partida, o Tricolor fica com 36 pontos e se mantém dentro da zona de rebaixamento.
FICHA TÉCNICA
PARANÁ CLUBE 0 X 2 CUIABÁ
Data: terça-feira, 19 de janeiro
Local: Vila Capanema, em Curitiba (PR)
Horário: 21h30
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)
Cartão Amarelo: Bressan (PRC); Romário e Auremir (CUI)
Gol: Elvis e Yago (CUI)
Paraná Clube: Renan; Paulo Henrique, Rafael Lima, Philipe Maia e Jean Victor; Karl, Higor Meritão (Kaio) e Renan Bressan; Juninho (Andrew), Bruno Lopes e Gabriel Pires (Biteco)
– Técnico: Márcio Coelho
Cuiabá: João Carlos; Lucas Ramon, Ednei, Anderson Conceição e Romário; Auremir, Rafael Gava (Felipe Ferreira) e Elvis (Matheus Barbosa); Felipe Marques (Willians Santana), Marcinho (Yago) e Jenison (Nenê Bonilha).
– Técnico: Allan Aal
-
Política1 ano atrás
“Política de Convergência”; Niuan quer buscar soluções práticas e viáveis para Cuiabá
-
ECONOMIA10 meses atrás
Economia alemã pode recuar até 20% devido a coronavírus
-
Geral8 meses atrás
Piracema em Mato Grosso será entre 1º de outubro de 2020 e 31 de janeiro de 2021
-
Política4 meses atrás
Eleição 2020: Distribuição de Santinhos e aglomerações esta proibido pelo Ministério Público
-
Política11 meses atrás
Vidente diz se Bolsonaro vai morrer e faz terríveis previsões para o Brasil
-
Geral7 meses atrás
Prefeitura promove sorteio de 560 apartamentos no Residencial Santa Bárbara em VG
-
ESPORTES6 meses atrás
Academias de ginásticas pode acessar linha de crédito Fundeic Giro
-
Política10 meses atrás
Campanha do pré-candidato Flavio Frical esta sendo trabalhada por “condenados”
Você precisa estar logado para postar um comentário Login