ESPORTES

Esportes de raquete são os mais recomendados para a saúde cardiovascular

Publicados

em

Dizer que praticar atividades físicas faz bem ao coração não é novidade. Também não é segredo que exercícios físicos apresentam ações protetoras contra as doenças cardiovasculares: infartos, doença aórtica, hipertensão, vascular periférica e vascular cerebral. No entanto, ainda era um mistério o esporte mais recomendado para a perenidade da saúde desse músculo vital. Algo que, agora, já temos a resposta.

Ao avaliarem mais de 80 mil pessoas, pesquisadores do Reino Unido, Finlândia, Áustria e Austrália trabalharam em conjunto para determinar e os resultados desse estudo foram publicados no British Journal of Sports Medicine. Segundo o estudo, os esportes que mais reduzem o risco de morte por culpa de uma doença cardiovascular são, por ordem, os esportes de raquete (como o tênis), a natação e o aeróbico intervalado, o que inclui a dança, entre outras atividades físicas.

Dado reiterado pela Escola de Medicina de Harvard ao destacar que, além de oferecer um bom treino cardiovascular, os esportes de raquete ajudam a fortalecer os membros superiores e inferiores do corpo, devido à diversidade de movimentos executados durante a prática, que variam de componentes intervalados de alta intensidade com descansos entre os pontos de jogo“.

Para o presidente da Federação Mato-grossense de Tênis (FMT), Rivaldo Barbosa, 49, o resultado das pesquisas também pode ser explicado por conta de o tênis ser um esporte para todos, bem como por ser uma modalidade individual que incentiva o participante a disputar consigo mesmo para querer melhorar a saúde e superar o desempenho em quadra.

O tênis é um esporte bastante atrativo e em que você pode ingressar em qualquer idade. A recomendação é de que, como é uma modalidade que exige algumas corridas, mesmo que em curta distância, a pessoa tenha seu check-up em dia e nenhuma restrição médica. Sem contar que o tênis é uma via de mão dupla. Para que a pessoa renda mais em quadra, ela acaba optando por um estilo de vida mais saudável com uma boa alimentação e um melhor condicionamento físico“, explica.

EXPANSÃO EM MATO GROSSO – Ao reconhecer que a prática do tênis está em evolução em Mato Grosso, Rivaldo destaca que os espaços para esta atividade esportiva estão em expansão, graças a grandes empreendimentos. Conforme destaca o presidente da FMT, antes os praticantes do esporte de raquete contavam apenas com clubes e academias. Agora, os grandes condomínios já se atentaram para os benefícios do tênis e oferecem a possibilidade da prática dentro “de casa“.

Em Cuiabá, por exemplo, condomínios como o Brasil Beach Home Resort contribuem para o fortalecimento da modalidade no Estado. Além de prezar por diferenciais como uma praia artificial particular com 32 mil metros quadrados, o empreendimento aposta no esporte e conta com quatro quadras de tênis de saibro.

Nesses locais, você cria um nicho que vai olhar para o esporte diariamente e se lembrar dele, o que resulta em novos adeptos ou admiradores da modalidade“, pondera.

O presidente da FMT conta ainda que, hoje, o tênis está organizado no viés profissional, com diversas competições e acesso mais fácil em Mato Grosso.

O esporte tem evoluído no Estado e, consequentemente, ganha novos adeptos. Atualmente, há cerca de oito competições oficiais em Cuiabá, além de torneios em Primavera do Leste, Sinop, Sorriso e Rondonópolis“, ressalta.

Rivaldo complementa que esse movimento tem como grande aliado a expansão da prática esportiva com a inserção de quadras de tênis em condomínios. O presidente da FMT enfatiza que, desta forma, “o novo entusiasta acaba por convidar um amigo para iniciar no esporte, que é bastante sociável. Assim como, uma mãe, que antes teria que se deslocar até um clube ou academia, passa a contar com a comodidade de ter seu filho tendo aulas dentro do local em que moram. Existe espaço para todos: há o tênis kids, o infanto-juvenil, a fase de transição, o tênis profissional e o amador“.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Em Londres, Lewis Hamilton participa de manifestação contra racismo

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

ESPORTES

Jogos pela 9° rodada do Mato-grossense 2021

Publicados

em

Neste fim de semana, chegamos a última rodada da fase de grupo do Campeonato Mato-grossense Martinello Sicredi 2021. A rodada definiu os confrontos da 2ª fase da competição. O Cuiabá Esporte Clube é líder da competição com 20 pontos, e não poderá ser mais alcançado por ninguém.

Na zona do rebaixamento, Poconé e Sinop não tem mais chances de permanência na elite do futebol mato-grossense. PEC e Galo do Norte entraram em campo nesta última rodada apenas para cumprir tabela.

Ação 3 x 0 União

No Estádio Governador José Fragelli, a Arena Pantanal, o time do Ação Santo Antonio venceu o União Esporte Clube pelo placar de 3 a 0, e se garantiu na quinta colocação.

Nas quartas de finais, as equipes voltam a se encontrar para decidir um semifinalista.

Pikachu, Pedro Paulo e Lukako fizeram os gols do Tuiuiú.

Operário 2 x 1 Sorriso

No Estádio Benedito Laurindo de Souza, carinhosamente chamado de “Dito Souza”, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, o Clube Esportivo Operário Varzea-grandensse venceu o Sorriso, de virada, por 2 a 1.

Willian abriu o placar para o Lobo do Norte. Luan e Odair Jr viraram para o Tricolor da Fronteira.

Na próxima fase, as equipes voltam a se encontrar, caso o Dom Bosco não ganhe do Cuiabá, logo mais a tarde.

Sinop 1 x 2 Nova Mutum

No Estádio Gigante do Norte, o Nova Mutum venceu o Sinop por 2 a 1, já nos acréscimos.

Diego fez aos 48 minutos do segundo, e garantiu a vitória do Azulão da Massa.

No mata-mata, o Nova Mutum enfrenta o Luverdense, caso o Dom Bosco não vença o Cuiabá.

Luverdense 0 x 0 Poconé

Em Lucas do Rio Verde, no Estádio Passos das Emas, a Luverdense e Poconé empataram por 0 a 0 no fechando da 1° fase.

Com os resultados de momento, a Luverdense enfrenta o Nova Mutum nas quartas de finais.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Fisiculturista e MT é assassinado com 7 tiros
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA