ATÉ 23 DE SETEMBRO

Edital Pontos de Esporte e Lazer seguem abertas

Publicados

em

As instituições que desenvolvem projetos esportivos de interesse social têm até o dia 23 de setembro de 201 para se inscrever no edital Pontos de Esporte e Lazer. A seleção pública realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) conta com investimento total de R$ 1,2 milhão e irá contemplar 40 organizações sociais com prêmio de R$ 30 mil para cada uma.

De acordo com a coordenadora de Políticas Esportivas e de Lazer da Secel, Mônica Teixeira, os dados e perguntas a serem preenchidos no formulário de inscrição ajudam a conduzir a apresentação de projetos.

Muitas associações de todo o Estado estão interessadas em receber esse fomento para melhorar sua atuação junto às comunidades. O check list do formulário de inscrição facilita o processo de inscrição, comenta Mônica.

Além dos dados identificação da instituição e de seu representante legal, o formulário de inscrição solicita respostas

a questões sobre as atividades desenvolvidas, como público beneficiado, alcance das ações, estrutura física disponível e formas de mobilização e articulação.

Também é necessário apresentar o projeto e seu plano de trabalho, contendo objetivos, metodologia de trabalho, prazo para execução de atividades, equipe técnica, dentre outras informações.

Podem participar da seleção pública somente organizações sociais sem fins lucrativos que desenvolvem as atividades esportivas em Mato Grosso, tenham no mínimo dois anos de existência e estejam cadastradas no Sistema Estadual de Desporto.

Já o processo de solicitação de Cadastro ou Recadastramento no Sistema Estadual de Desporto, sob a responsabilidade do Conselho Estadual do Desporto de Mato Grosso (CONSED), pode ser acessado no site da Secel. Link aqui.

O Edital Ponto de Esportes e Lazer completo e os anexos com formulários para preenchimento estão disponíveis em www.secel.mt.gov.br/editais. Os documentos devidamente preenchidos e assinados devem ser entregues, pessoalmente ou por via postal, em envelope lacrado no Protocolo da Secel, que fica na Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, bairro Duque de Caxias, em Cuiabá.

A seleção dos projetos

Serão contempladas propostas desenvolvidas nos mais diversos campos ou áreas temáticas, que incluem Esporte e Meio ambiente, Esporte Populares e Tradicionais, Esporte e Coletividade, Esporte Interracial, Esportes Indígenas, Esporte e Infância e Esporte de Inclusão.

Na avaliação dos projetos, serão consideradas e pontuadas informações que evidenciem o atendimento às diretrizes do Ponto de Esporte, como por exemplo, o acesso às práticas esportivas e a promoção da autoestima, do sentimento de pertencimento e de cidadania.

Também fazem parte dos critérios de seleção a abrangência da iniciativa, experiência do proponente, adequação do orçamento e viabilidade do plano de trabalho, bem como os impactos e benefícios econômicos e sociais do projeto.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mato Grosso registra 76 casos confirmados de "Covid-19"
Propaganda

ESPORTES

Prefeito de Cuiabá recebe visita de atletas paralímpico e reitera fomento ao esporte

Publicados

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu a visita no Palácio Alencastro de dois grandes atletas paralímpicos na categoria de “Goalboll”, sendo esse um esporte criado exclusivamente para pessoas com deficiência visual. Romário Marques, 36 anos, medalhista de ouro na Paraolimpíadas de Tóquio 2020 e a atleta Ana Carolina Duarte, 32 anos, que perdeu a visão aos 12 anos, em decorrência de uma operação a que foi submetida para a retirada de um tumor cerebral.

Ambos vieram para Cuiabá para fortalecer as práticas desportivas.

É motivo de orgulho abrigar na capital esses grandes atletas que podem ser considerados como verdadeiros artistas. A inclusão social é uma das marcas da nossa gestão, voltada para a humanização dos serviços a fim de oferecer melhores condições e qualidade de vida à população cuiabana. Trabalhamos diuturnamente para alcançar esses objetivos”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

O encontro foi organizado pelo secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva, o Rubinho da Guia que trabalha sempre em busca da efetivação de políticas públicas voltadas as pessoas com algum tipo de deficiência.

Me sinto honrado por recepcionar esses dois grandes símbolos do “Goalbol” que mesmo diante das dificuldades não desistiram e já estão colhendo os louros. Esses exemplos devem servir de incentivo para às pessoas com deficiência visual, que é impossível praticar algum tipo de esporte. Eles provaram que é possível e vale a pena”, declarou o secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva.

Honrado com tamanha receptividade do prefeito Emanuel Pinheiro e secretários, Romário Marques reafirmou a vontade de fazer a diferença e de fomentar novos desportistas para representar Mato Grosso em todo o país.

Já são mais de dezesseis anos de luta e muitos desafios. Acredito que essa vasta experiência vai servir para muitos que se sentem incapazes e desmotivados em fazer algo diferente pelo Brasil”, afirmou o atleta Romário.

Já Carol, como é conhecida nas quadras, asseverou a fala do companheiro de esporte.

Após essa visita junto ao prefeito Emanuel Pinheiro nós temos a certeza que teremos todo apoio necessário para dar continuidade, como também abrir novos trabalhos e novas equipes de Goalbolls”, destacou ela.

A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob, hipotecou o apoio do Município.

Assumi a pasta com uma determinação do nosso prefeito Emanuel Pinheiro em elaborar projetos esportivos para as pessoas com deficiência. Vou precisar e muito do apoio deles. Nós entendemos das logísticas, mas somente eles que vivenciam as práticas sabem o que realmente precisa”, informou a secretária Carlina,

Quero aqui deixar registrada essa parceria. Do que vocês precisarem do poder público municipal, podem contar. Estamos abertos para ajudar no que necessário for”, finalizou.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Copa do Brasil Sub-20: União e Sinop perdem fora de casa
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA