INCENTIVAT A PRÁTICA ESPORTIVA

Cerca de 500 ciclistas participam do primeiro Pedal Ecológico da Semob

Publicados

em

O primeiro Pedal Ecológico-2021 da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) ocorreu na manhã de domingo (10) e teve a adesão de quase 500 ciclistas, que percorreram 48 km, tendo como ponto de partida, o Comando Geral da Polícia Militar, na avenida Historiador Rubens de Mendonça (av.do CPA), concluindo o percurso no distrito do Coxipó do Ouro.

Conforme o coordenador do Pedal da Semob, Raimundo Alves Ribeiro, foram 720 inscritos e foram arrecadados cerca de meia tonelada de alimentos para a campanha solidária de fim de ano idealizada pela primeira-dama Márcia Pinheiro.

É o primeiro Pedal Ecológico da Semob e é uma interação dos ciclistas e natureza. Será realizado provavelmente duas vezes por ano o Pedal Ecológico e Solidário. Estamos arrecadando alimentos e até então, foram meia tonelada de alimentos já arrecadados. Nós queremos arrecadar uma tonelada. Esses alimentos serão entregues para a campanha da primeira-dama”, comentou ele.

Diretor de Trânsito da Semob, Michel Diniz, lembra que o Pedal começou no ano de 2018 para incentivar a mobilidade urbana e uso da bike dentro do modal de transporte no nosso município e também para incentivar a prática desportiva.

O Pedal da Semob acontece todas às terças-feiras e também lançamos neste ano o Pedal Ecológico para os ciclistas conhecer a natureza, essas áreas mais afastadas, até mesmo para alavancar o turismo desses distritos. A adesão tem mostrado que quem participa gosta e adere ao pedal. O Pedal Semob e o Pedal Ecológico foram criados na gestão Emanuel Pinheiro, que é uma gestão humanizada e que se preocupa para que as pessoas pratiquem esportes”, disse.

Jonas Juvenal da Silva, um dos coordenadores do pedal ‘Além da Visão’, para pessoas com deficiência visual, avalia o Pedal da Semob como inclusivo e que garante lazer aos Pessoas com Deficiência (PCDs).

Esse projeto começou no início deste ano com a proposta de promover a inclusão para pessoas com deficiência visual. Percebemos a necessidade neste momento de pandemia, que o isolamento é mais crônico para quem tem deficiência visual e o ciclismo traz para elas mais qualidade de vida e a leva a ser inserida na sociedade que muitas vezes é excludente. Com um grupo com mais de 30 pessoas, o projeto ainda tem poucas bicicletas que são as adaptadas, chamadas de duplas ou tandem, que permite duas pessoas pedalando na bicicleta. Outro motivo do porquê é importante projeto como esse da Semob é porque muitos são privados de estarem em uma academia , parque e outros. Eles aqui, estão mostrando a cara e mostram que são capazes”, elogiou.

Com deficiência visual, o atleta paraolímpico, Tiago Lima, foi o idealizador do projeto ‘Além da Visão’.

Conhecendo a realidade de outros estados fui buscar informações sobre esse projeto de ciclismo para pessoas que têm deficiência visual. Esse projeto é de inclusão. Temos o guia e o guiado na bicicleta, mas ainda precisamos de incentivos e de políticas públicas voltados para nós e para todos , porque todos irão envelhecer um dia. As políticas públicas que pedimos são ciclovias, melhoramento das calçadas e mais projetos como esse da Semob”, relatou ele.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mais de 7 mil inativos podem ter o pagamento bloqueado
Propaganda

ESPORTES

Dutrinha passará a contar com placar eletrônico em LED

Publicados

em

A reforma e reestruturação realizada pela gestão Emanuel Pinheiro no Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, garante ao templo do futebol mato-grossense a instalação de um placar eletrônico em LED, que permitirá ao torcedor a visualização límpida de informações inerentes às partidas realizadas no local. O processo de aquisição do equipamento está em andamento e é efetuado por meio do Pregão Eletrônico 037/2021.

O edital montado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria Adjunta Especial de Licitações e Contratos estabelece que o equipamento deve seguir especificações como medida de 6,50m x 2,50m e dígitos de 40cm, sendo possível mostrar a contagem de gols, nomes das equipes e tempo de partida. A abertura das propostas tem previsão de ocorrer na próxima sexta-feira (22).

A proposta vencedora do Pregão Eletrônico será aquela considerada a de menor preço do lote, seguindo os critérios fixados pela Lei Federal 8.666/93, que dispõe sobre as normas para licitações e contratos na Administração Pública.

Mediante a apresentação de documentos, a empresa deverá comprovar a capacidade técnica para execução do serviço, que terá que ser realizado em até 30 dias após assinatura da ordem de fornecimento.

É um equipamento imprescindível para a realização de jogos no local. Espera-se, com isso trazer novamente o Estádio Dutrinha ao cenário do futebol mato-grossense, bem como torná-lo um espaço moderno, adequado para torcedores e eventos, tornando-o mais agradável e confortável visando o fortalecimento do esporte na Capital”, justifica a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, no edital.

O Estádio Presidente Dutra, pertencente à Prefeitura de Cuiabá desde julho de 2011 e foi declarado, “Tombado como Patrimônio Histórico de Cuiabá-MT”, pela Lei Municipal 2.761 de 25/05/1990, de autoria do, na época, vereador Emanuel Pinheiro, como forma de preservá-lo. Entre 2010 e 2014 foi o principal Estádio de Mato Grosso devido a demolição do Estádio Verdão para dar lugar a atual Arena Pantanal.

Neste ano, o estádio chegou ser cedido, temporariamente, à Confederação Sul-Americana de Futebol e foi utilizado como centro de treinamento das seleções que participaram da Copa América.

Desde sua construção, em 1952, ele passa pela maior obra de reestruturação. A reforma foi iniciada em 2019 e recebe o investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, aplicado pela gestão Emanuel Pinheiro.

Veja nos anexos abaixo o edital e o aviso de abertura licitação

https://www.cuiaba.mt.gov.br/download.php?id=143124

https://www.cuiaba.mt.gov.br/download.php?id=143125

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Sindimed/MT exige que Empresa Cuiabana realize Concurso conforme sentença da justiça
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA