ESPORTES

5º Encontro Mato-grossense de árbitros de Futsal se reúnem na Arena Pantanal e Ginásio Aecim Tocantins

Publicados

em

Foram dois dias de palestras, provas teóricas e testes físicos em mais um encontro dos árbitros de futsal em Mato Grosso, que contou com a participação do diretor de arbitragem da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS)

Serão dois dias de palestras, provas teóricas e práticas para os árbitros de futebol de salão que desejam se aperfeiçoar, e se atualizar com as novas regras da modalidade.

Durante os dois dias, todos os árbitros de futsal de todo o Estado de Mato Grosso participaram do 5º Encontro Mato-grossense dos árbitros de futsal, promovido pela Federação Mato-grossense de Futsal (FMFS), com o apoio da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) participaram também com o intuito de se aperfeiçoar, e se atualizar com as novas regras da modalidade como competições da Copa Centro América de Futsal, Taça Mato Grosso nas categorias 07 e 09, 11 e 13, 15, 17 e 20 anos, MT Cup, e Copa da Juventude, e o calendário de jogos da temporada 2020 que está cheio de janeiro a dezembro.

Ainda no primeiro semestre, no mês de maio, começa a disputa tanto no feminino, quanto no masculino, da Copa do Brasil. Assim como a garotada, que vai disputar a Copa da Juventude, competição que movimenta o futsal escolar, e tem o início previsto também para a primeira metade do ano. No segundo semestre, as quadras do Estado continuam movimentadas, com a Taça Mato Grosso em várias categorias, e o MT Cup.

O presidente da Federação de Futebol de Salão, Pedro Verão elogiou muita a participação de todos e a importância do evento, pois este ano a Federação terá um calendário muito extenso com várias competições e este ano com novidade no calendário esportivo.

Foram realizadas palestras, com temas atuais dentro do esporte como a campanha nacional contra a homofobia e o racismo no futebol e também no futsal.

A Federação Mato-grossense de Futsal está tendo a coragem de enfrentar um tema atual, necessário e fundamental na sociedade hoje em dia“. disse Pedro Verão, presidente da Federação Mato-grossense de Futsal.

O encontro também teve como objetivo, atualizar os profissionais do apito que fazem parte do quadro oficial de competições da Federação, já que a temporada 2020 está só no início.

O presidente da Federação Mato-grossense de Futsal também falou sobre a necessidade dessa atualização.

Isso é necessário, a atualização nas regras para que nós tenhamos um quadro de oficiais de arbitragem atualizado, tecnicamente perfeito, em que possamos tirar dentro do nosso quadro representantes para o quadro nacional“.

Quem também esteve presente no encontro, foi o diretor de arbitragem da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Paraguassu Fisch, que ressaltou a importância de reciclagens como essa realizada em Mato Grosso para o futsal nacional.

Este trabalho nós temos feito em todo o Brasil, com todas as federações, passamos algumas orientações, alterações de regras, o que precisamos melhorar no nosso trabalho de arbitragem né, principalmente para que todos usem o mesmo critério de trabalho, seja em qualquer estado, e que todos tenham um trabalho de unificação da nossa regra“. disse Paraguassu Fisch.

O primeiro desafio dos árbitros de futsal em Mato Grosso, será na Copa Centro América de Futsal, que começa em abril, e leva os campeões, nas categorias masculino e feminino, à Taça Brasil de Futsal.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Alan Kardec; "Campeonato Mato-grossense será concluído no último trimestre"

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

ESPORTES

Alan Kardec; “Campeonato Mato-grossense será concluído no último trimestre”

Publicados

em

A previsão é retomar a competição no último trimestre do ano, a partir de outubro, com jogos fechado ao público, pelo menos nas primeiras partidas, a exemplo do que já é feito na Alemanha com a Bundesliga, o campeonato nacional local“.

Foi o que explicou o secretário de Estado de Cultural, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso (SECEL/MT), Allan Kardec Pinto Acosta Benitez, quando disse que o Campeonato Mato-grossense de Futebol deve ser concluído ainda este ano.

Em entrevista à TV Centro América, Allan Kardec revelou, também, que a Secretaria de Esporte e Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) já não cogitam realizar a Copa Mato Grosso, o que dá mais importância ao campeonato estadual, já as três vagas de Mato Grosso para a Copa do Brasil de 2021 sairão da competição em andamento.

E expectativa é de que neste campeonato estadual nós tenhamos as três vagas para a Copa do Brasil do ano que vem. A CBF tem ligado para os estados, cada estado tem uma agenda. Nós, com muita responsabilidade, temos esta previsão, até certo ponto otimista, de finalizar o campeonato”, afirmou.

O Campeonato Mato-grossense foi suspenso no dia 15 de março quando começou a “Pandemia” do novo Coronavírus no Brasil. Desde então, os clubes estão sem treinamento coletivo, já adiantaram as férias dos atletas e buscam socorro para se manter ativos.

A suspensão foi determinada no fim da primeira fase com os oito classificados para as quartas de final. Os confrontos eliminatórios em dois jogos já estão definidos.

Os jogos

Cuiabá Esporte Clube (1º) contra o Luverdense Esporte Clube (8º), Clube Esportivo Operário Varzea-grandensse (2º) contra o Clube Esportivo Dom Bosco (7º), o União Esporte Clube (3º) pega o Poconé Esporte Clube (6º) e o Sinop Futebol Clube (4º) joga contra o Nova Mutum Esporte Clube (5º). – (Marco Stamm)

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mixto recebe contato de representante de grupo investidor
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA