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EXPLICAR O MOTIVO DO AUMENTO

Procon Municipal suspeita de cartel nos postos de combustíveis

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O Procon Municipal enviou ofício à Agência Nacional de Petróleo (ANP) solicitando investigação nos postos de combustíveis de Cuiabá. A notificação, com prazo máximo de 72 horas se deve a suspeita de formação de cartel. Os proprietários do segmento terão que explicar o motivo do aumento dos preços do produto, especialmente no último feriado, dia 8 de abril, onde foi comemorado o aniversário de Cuiabá.

A notificação também foi estendida ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Sindipetróleo).

O secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilton Nogueira, explicou que a ação é fruto de um termo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), órgão responsável por deter as informações originais desde o primeiro momento da abertura dos postos de combustível da cidade.

A ANP sabe exatamente quais os postos que já tiveram exaltações, que já receberam notificações, que são reincidentes. Então, ela tem o ‘raios-X legal’ referente à questão”.

Genilton Nogueira informou que o Procon tem maior respeito pelo fornecedor que gera renda, gera empregos que o mercado, como um todo, não só de combustível, tem liberdade para aumentar os preços, mas o que não pode acontecer é o cartel.

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Deverão ser enviados: relatório contendo as notas fiscais de aquisições de combustível dos últimos 15 dias a contar da data do documento; relatório detalhado dos preços praticados na venda à vista ao consumidor do litro da gasolina comum, do etanol, do diesel e do diesel S10, durante o mesmo período; três cópias de documentos fiscais que comprovem a venda de cada um dos combustíveis (gasolina, etanol, diesel e diesel S10) nos valores informados, dentro do período solicitado no item anterior; esclarecimentos sobre os fatores que motivaram o aumento significativo percebido nos preços dos combustíveis recentemente.

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ECONOMIA

Energisa flagra furto de energia em casarão com piscina em Várzea Grande

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Em operações de impacto e ações de rotina contra furtos, mais popularmente conhecidos como “gambiarra” ou “gato, estão sendo realizados, investigados e recuperados em Mato Grosso. E com o aumento do roubo de energia elétrica por parte de clientes ricos faz empresa do setor de energia elétrica “acender a luz amarela”.

Os “gatos”, aquelas ligações escondidas ou a manipulação do medidor para contar aquém do consumo, são uma prática comum em imóveis de todos as classes sociais. Mas os “gatos” como prática clandestina não é a única e nem a mais usual das práticas de furto de energia. As ligações diretas dos postes de energia passaram a ser feitas sem qualquer preocupação por consumidores que não conseguem mais pagar a conta de luz.

Não se pode negar que a energia elétrica, numa sociedade em que tudo funcionar com energia, é uma necessidade básica do ser humano. Mas se um consumidor não paga a energia consumida, alguém pagará por ele. Essas “perdas” que compõem a tarifa de todos os consumidores de Mato Grosso é o pagamento pelo furto, pelos “gatos” de energia elétrica. A concessionária, apesar de tentar mostrar serviço para coibir o furto de energia, nada perde com essa prática criminosa dos consumidores. Quem perde, em última instância, é o consumidor que não furta e que paga suas contas em dia.

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Ação em Várzea Grande

Duas pessoas foram presas e mais de 200 metros de fios de energia elétrica foram apreendidos em nova ação da Operação Energia Limpa realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (SSP/MT), e a Concessionária de Energia de Mato Grosso (Energisa).

Durante a ação foram fiscalizadas quatro casas identificadas em investigações, com ligação irregular de energia. Uma delas impressionou as equipes.

Era uma casa muito grande, com toda a infraestrutura, inclusive piscina. O dono fez a construção e uma ligação direta na rede”, explicou o gerente de combate a perdas da Energisa Mato Grosso, Luciano Lima.

O proprietário dessa e de outra casa, que estavam no local durante abordagem, foram presos em flagrante. Eles vão responder por furto e pagar multa. Já os donos dos outros imóveis já foram identificados e também farão parte da investigação. Só nessa ação foi recuperado o equivalente a mais de R$ 9.500 em impostos.

Segundo o gerente de combate a perdas da Energisa Mato Grosso, o combate as ligações clandestinas são prioridade para concessionária. Neste ano serão investidos R$ 94 milhões na Operação Energia Limpa.

Nossas equipes estão nas ruas a todo tempo para a fiscalizar e combater esse crime que, além de trazer prejuízo para a sociedade, também coloca em risco a segurança das pessoas, afirmou.

A distribuidora possui um centro de monitoramento de fraudes e quem quiser denunciar situações suspeitas pode entrar em contato pelos canais de atendimento. São eles:

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– Call Center: 0800 646 4196
– Site: www.energisa.com.br
– WhatsApp: (65)99999-7974, na opção 15.

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