Search
Close this search box.

ECONOMIA

Leis de Janaina Riva isenta ICMS da compra de produtos destinados à pesca artesanal e reduz carga de trabalho para servidores com dependentes deficientes

Publicados

em

A deputada estadual Janaina Riva (PSD) apresentou dois projetos de lei. O primeiro concede isenção do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas aquisições de embarcações e produtos destinados à pesca artesanal praticada por pescadores profissionais em Mato Grosso. O segundo dispõe sobre a redução da carga horária dos servidores públicos estaduais que possuam dependente portador de deficiência ou necessidades especiais.

Janaina-plenerioSegundo a parlamentar, com relação ao projeto que isenta de ICMS os produtos para pesca artesanal por pescadores profissionais, entende-se que a modalidade é caracterizada pela mão de obra familiar, com embarcações de pequeno porte e com as áreas de atuação nos rios e lagoas do Estado.

Pelo texto da lei, as aquisições contempladas seriam barcos de alumínio de até 6,20m, barcos de fibra de até 6,20m, barcos chapa de ferro de até 6.20m e barcos de madeira de até 7m. Os motores isentos de ICMS seriam o de rabeta, motor de popa, motor central, todos com potência até 20HP (vinte cavalos-vapor); panaria de rede; remo; corda; cabo; linha de náilon; linha de seda para entralha; agulha para conserto de rede; anzol, poita, chumbada; boia e colete salva-vidas.

Leia Também:  Disputa bilionária sobre o ICMS chega ao fim com decisão do STF

"Os pescadores profissionais artesanais são responsáveis por 60% da pesca nacional, resultando em uma produção de mais 500 mil toneladas por ano, segundo dados do Ministério da Pesca e Aquicultura. Ressalte-se que a pesca artesanal cria diretamente milhares de empregos, sendo, na maioria dos casos, a única fonte de subsistência de famílias e até de comunidades inteiras. Assim, comunidades ribeirinhas, em geral de regiões mais pobres, são sustentadas pela pesca em todos os meses do ano", justificou.

Com relação ao projeto de lei sobre a redução da carga horária para os servidores com dependentes deficientes, Janaina explica que para gozar do benefício, deverá o servidor encaminhar requerimento ao responsável hierárquico do órgão em que estiver lotado, munido do documento de identificação original, atestado médico – ou laudo atestando a deficiência/dependência – com seu grau de dependência e um laudo prescritivo do tratamento a que deve ser submetido o portador de deficiência.

No texto da lei, está especificado que caberá ao órgão competente, no prazo máximo de vinte dias, após o recebimento do encaminhamento da solicitação do beneficiado, a emissão do laudo conclusivo sobre o requerimento. O benefício de que trata esta lei será concedida pelo período de seis meses, podendo ser renovado sucessivamente por igual período, desde que obedecidos os critérios estabelecidos.

Leia Também:  IPVA pode ser parcelado em até três vezes até dia 29

 Indicação:

Na mesma sessão a deputada também apresentou indicação ao governador do estado, com cópia ao secretario de estado de Educação, a necessidade de disponibilizar um ônibus ou micro-ônibus para atender aos universitários do município de  Paranatinga.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

ECONOMIA

Procon Municipal suspeita de cartel nos postos de combustíveis

Publicados

em

O Procon Municipal enviou ofício à Agência Nacional de Petróleo (ANP) solicitando investigação nos postos de combustíveis de Cuiabá. A notificação, com prazo máximo de 72 horas se deve a suspeita de formação de cartel. Os proprietários do segmento terão que explicar o motivo do aumento dos preços do produto, especialmente no último feriado, dia 8 de abril, onde foi comemorado o aniversário de Cuiabá.

A notificação também foi estendida ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Sindipetróleo).

O secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilton Nogueira, explicou que a ação é fruto de um termo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), órgão responsável por deter as informações originais desde o primeiro momento da abertura dos postos de combustível da cidade.

A ANP sabe exatamente quais os postos que já tiveram exaltações, que já receberam notificações, que são reincidentes. Então, ela tem o ‘raios-X legal’ referente à questão”.

Genilton Nogueira informou que o Procon tem maior respeito pelo fornecedor que gera renda, gera empregos que o mercado, como um todo, não só de combustível, tem liberdade para aumentar os preços, mas o que não pode acontecer é o cartel.

Leia Também:  Medeiros ressalta importância de fortalecer a produção do biocombustível para MT

Deverão ser enviados: relatório contendo as notas fiscais de aquisições de combustível dos últimos 15 dias a contar da data do documento; relatório detalhado dos preços praticados na venda à vista ao consumidor do litro da gasolina comum, do etanol, do diesel e do diesel S10, durante o mesmo período; três cópias de documentos fiscais que comprovem a venda de cada um dos combustíveis (gasolina, etanol, diesel e diesel S10) nos valores informados, dentro do período solicitado no item anterior; esclarecimentos sobre os fatores que motivaram o aumento significativo percebido nos preços dos combustíveis recentemente.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA