SAFRA RECORDE

“É possível atingirmos esse recorde, mas tudo vai depender do clima, que é a pior nos últimos anos”

Publicados

em

A estimativa para a safra nacional de grãos, já em patamar recorde, foi elevada mais uma vez e deve ultrapassar os 252 milhões de toneladas em 2020, ficando 4,4% acima da colheita de 2019. A soja, o algodão herbáceo e o café devem atingir no ano seus patamares mais altos de produção na série histórica do IBGE.

O milho também está em alta, inclusive com boas perspectivas no mercado, mas não deverá atingir o recorde alcançado no ano anterior. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de setembro, divulgado pelo IBGE.

A produção de soja de 2020 alcança mais um recorde da série histórica do IBGE, devendo totalizar 121,4 milhões de toneladas, aumento de 7,0% frente à safra de 2019 e de 0,3% em relação ao que era estimado em agosto. E a colheita da leguminosa só não será ainda maior devido a um declínio de 39,4% na produção gaúcha, que sofreu com uma estiagem prolongada entre dezembro e maio.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Antônio Galvan, vai mais além, ele acredita que a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de que a Safra 2020/21 alcance recorde chegando aos 270 milhões de toneladas pode ser concretizada, contudo, o fator determinante para que isso ocorra está diretamente relacionado aos efeitos climáticos.

A estiagem foi maior do que nos últimos anos, impactando no atraso do plantio em todas as regiões. Sem chuva e com armazenamento de umidade no solo abaixo da média, o produtor não consegue iniciar o plantio”.

De acordo com o Levantamento da safra de grãos 2020/21 da Conab, a produção está estimada em 268,7 milhões de toneladas, superando em cerca de 11 milhões de toneladas o recorde de 257,7 milhões de toneladas da última safra. Os dados apontam ainda um crescimento na área cultivada, na ordem de 1,3%. A expectativa é que nesta safra o plantio ocupe cerca de 66,8 milhões de hectares, o que corresponde a 879,5 mil hectares a mais.

A produção de soja é estimada em 133,7 milhões de toneladas e mantém o Brasil como o maior produtor mundial da oleaginosa. A colheita total de milho deve atingir 105,2 milhões de toneladas, também a maior da série histórica, com aumento de 2,6% sobre a anterior.

É possível atingirmos esse recorde apontado pela Conab, mas tudo vai depender do clima, que é a pior nos últimos anos. Vamos aguardar e torcer para que as chuvas se regularizem e possamos alcançar esses números estimados”.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Autorizado uso das Forças Armadas na segurança das eleições 2020 em MT
Propaganda

ECONOMIA

Período natalino já gera boas expectativas para o empresário cuiabano

Publicados

em

Conforme pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), através do seu núcleo de inteligência de mercado, 55% dos empresários da capital estão otimistas com as vendas de fim de ano e acreditam que elas irão crescer no período natalino. Já 13,3% acham que será igual ao ano passado.

A entrevista foi com empresários de loja de rua e shoppings, sendo que 33,3% possui comércio em bairros, 33,3% centro e 33,3% shoppings centers.

Os dados também mostram que 93,4% dos empresários estão trabalhando com a capacidade/operacional normal, sendo que em relação aos funcionários, em torno de 85,5% poderão ter oportunidades de contratações.

Conforme a análise de dados, a estimativa de contratações pode ficar próxima a 3 mil vagas temporárias para o natal, sendo que a expectativa média de crescimento nas vendas por parte dos empresários ficou em 5,2% quando comparado com o ano passado”, afirma o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

A pesquisa mostrou ainda que 76,7% dos empresários da capital estão conseguindo fazer reposição e manter o estoque.

Conforme a CDL Cuiabá, muitas empresas já estão decorando suas lojas, suas vitrines, se antecipando para poder atrair os consumidores.

É possível observarmos que muitos empresários já começaram a trabalhar o tema natal, mostrando esse otimismo para o período, porém, acreditamos que as vendas irão aumentar significativamente a partir do momento que as pessoas começarem a receber o décimo terceiro, isso no final de novembro, inicio de dezembro”, disse Granja.

Para a CDL Cuiabá ainda, o cenário atual demonstra boas expectativas.

Acreditamos que iremos superar o volume de vendas em relação ao ano passado. Nós estamos animados, pois percebemos isso no dia a dia. As boas expectativas se tornam em oportunidades, em geração de emprego e geração de renda, com isso, fazemos girar nossa economia, fazendo com que tenhamos um crescimento mais sólido das empresas. Isso esta acontecendo tanto no interior do estado quanto aqui na capital”, avalia o superintendente.

CAMPANHA DE NATAL

A exemplo do ano passado, a CDL Cuiabá esta preparando uma grande campanha de natal.

O objetivo é valorizar ainda mais o comércio local, fomentar a econômica e gerar emprego e renda para a população. Serão novamente muitos prêmios, mais uma grande oportunidade para todos, lojistas, consumidores e até mesmo para os vendedores”, disse Granja.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Período natalino já gera boas expectativas para o empresário cuiabano
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA