ECONOMIA
Agenfa de Várzea Grande passará a funcionar no Ganha Tempo
A partir da próxima segunda-feira (02.05) a Agência Fazendária (Agenfa) de Várzea Grande passará a atender exclusivamente nas novas dependências do Ganha Tempo, no Várzea Grande Shopping. As novas instalações da Agenfa oferecem mais segurança e comodidade aos contribuintes, que contam com um ambiente climatizado, conforto, além de fácil acesso. Na unidade do Ganha Tempo, o cidadão também pode contar com os serviços do Detran, Politec, Procon, Departamento de Água e Esgoto (DAE), entre outros.
Segundo o secretário adjunto de Atendimento ao Cliente da Secretaria de Fazenda, Carlos Daniel Barão, a Agenfa passará a funcionar de segunda a sexta-feira em horário estendido, das 09h às 19h (atualmente é das 09h às 16h30), sem interrupção para almoço, com o objetivo de atender a todas as demandas dos contribuintes, desde abertura de empresas a emissão de documentos fiscais. “Além de ser vantajoso para o contribuinte, que poderá acessar os principais serviços do Estado em um único lugar, o Estado também ganha, pois a economia com estrutura e pessoal em virtude da concentração de serviços na unidade pode chegar a 30%”, explica Barão.
Desde a inauguração da unidade do Ganha Tempo no Várzea Grande Shopping, em 29 de março, a Agência Fazendária vinha atendendo em dois endereços. No shopping, e no prédio da avenida Castelo Branco, que é do Estado e foi colocado à disposição da Secretaria de Gestão (Seges). De acordo com o secretário adjunto, esse período de transição serviu para transferir os serviços e implantar os sistemas necessários na nova sede, que contará com sete servidores.
ECONOMIA
Energisa flagra furto de energia em casarão com piscina em Várzea Grande
Em operações de impacto e ações de rotina contra furtos, mais popularmente conhecidos como “gambiarra” ou “gato, estão sendo realizados, investigados e recuperados em Mato Grosso. E com o aumento do roubo de energia elétrica por parte de clientes ricos faz empresa do setor de energia elétrica “acender a luz amarela”.
Os “gatos”, aquelas ligações escondidas ou a manipulação do medidor para contar aquém do consumo, são uma prática comum em imóveis de todos as classes sociais. Mas os “gatos” como prática clandestina não é a única e nem a mais usual das práticas de furto de energia. As ligações diretas dos postes de energia passaram a ser feitas sem qualquer preocupação por consumidores que não conseguem mais pagar a conta de luz.
Não se pode negar que a energia elétrica, numa sociedade em que tudo funcionar com energia, é uma necessidade básica do ser humano. Mas se um consumidor não paga a energia consumida, alguém pagará por ele. Essas “perdas” que compõem a tarifa de todos os consumidores de Mato Grosso é o pagamento pelo furto, pelos “gatos” de energia elétrica. A concessionária, apesar de tentar mostrar serviço para coibir o furto de energia, nada perde com essa prática criminosa dos consumidores. Quem perde, em última instância, é o consumidor que não furta e que paga suas contas em dia.
Ação em Várzea Grande
Duas pessoas foram presas e mais de 200 metros de fios de energia elétrica foram apreendidos em nova ação da Operação Energia Limpa realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (SSP/MT), e a Concessionária de Energia de Mato Grosso (Energisa).
Durante a ação foram fiscalizadas quatro casas identificadas em investigações, com ligação irregular de energia. Uma delas impressionou as equipes.
“Era uma casa muito grande, com toda a infraestrutura, inclusive piscina. O dono fez a construção e uma ligação direta na rede”, explicou o gerente de combate a perdas da Energisa Mato Grosso, Luciano Lima.
O proprietário dessa e de outra casa, que estavam no local durante abordagem, foram presos em flagrante. Eles vão responder por furto e pagar multa. Já os donos dos outros imóveis já foram identificados e também farão parte da investigação. Só nessa ação foi recuperado o equivalente a mais de R$ 9.500 em impostos.
Segundo o gerente de combate a perdas da Energisa Mato Grosso, o combate as ligações clandestinas são prioridade para concessionária. Neste ano serão investidos R$ 94 milhões na Operação Energia Limpa.
“Nossas equipes estão nas ruas a todo tempo para a fiscalizar e combater esse crime que, além de trazer prejuízo para a sociedade, também coloca em risco a segurança das pessoas”, afirmou.
A distribuidora possui um centro de monitoramento de fraudes e quem quiser denunciar situações suspeitas pode entrar em contato pelos canais de atendimento. São eles:
– Call Center: 0800 646 4196
– Site: www.energisa.com.br
– WhatsApp: (65)99999-7974, na opção 15.
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