PANTANAL EM CHAMAS
Quase 1.500 focos de calor estão em Poconé e na região do Pantanal

Com as queimadas no Pantanal se intensificando no segundo semestre, o Parque Estadual Encontro das Águas, localizado no Mato Grosso e considerado como a região com maior concentração de onças-pintadas do mundo, registra seu segundo pior ano de queimadas desde 2013. A informação é do monitoramento feito pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Segundo o Lasa, 20,18% da área do parque foi afetada por queimadas com base nos alertas de incêndio detectados por satélites. No total, são 21.825 hectares, a terceira maior marca desde o início do monitoramento, em 2012. Em 2013, foi registrado o até então segundo pior ano, com 255 mil hectares. Como ainda estamos em outubro, a possibilidade é que o acumulado de 2023 supere o de 2013.
De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Estado de Mato Grosso, o parque possui a maior concentração de onças do país: são 8 onças a cada 100km, que também é uma média alta em comparação com outros locais do mundo.
De acordo com dados do Lasa, o Parque Encontro das Águas é a segunda região com a maior proporção de queimadas dentro do Pantanal. Em primeiro lugar, está a terra indígena Tereza Cristina, com 48,99% da sua área afetada pelo fogo.
Em 2023, o Pantanal já acumula a área queimada de 338.350 hectares. Esse número representa aumento em relação a 2022 (227.550 ha), mas uma queda contra 2021 (1.176.900 ha) e em relação a 2020, considerado o pior ano de queimadas no Pantanal, que teve uma área de mais de 3 milhões de hectares afetada pelo fogo.
O Corpo de Bombeiros do Mato Grosso informou que, nesta última terça-feira (24), três aviões foram usados para combater o incêndio no Parque Estadual Encontro das Águas. Cerca de 30 bombeiros continuaram no combate ao fogo entre os Rios Cuiabá, Canabu e São Lourenço.
MT tem mais de 2 mil focos de calor nesta quinta-feira
O Boletim Risco de Incêndio da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais (UFMG), informou que 2.036 focos de incêndio foram identificados no Estado de Mato Grosso nesta quinta-feira (16). Os municípios com mais focos estão na região do Pantanal, no Centro-Sul do Estado são: Poconé, Barão de Melgaço e Cáceres.
Apenas em Poconé, foram registrados 1.498 focos. Em Barão de Melgaço, 361 e, em Cáceres, 73. O segundo município com mais focos foi Miranda, com 570.
O modelo computacional desenvolvido pela Universidade Federal do Estado de Minas Gerais (UFMG), ainda alertou que existem 588 km² em risco de espalhamento de incêndio no município de Paranatinga, na Mesorregião Norte do Estado.
Acesse aqui o Boletim completo.
Número de focos de calor cresceu 23% em MT, comparado a 2021
Dos 141 municípios de Mato Grosso, cem não possuem unidades permanentes do Corpo de Bombeiros. É o caso dos dois primeiros colocados no ranking que aponta a concentração de números de focos de calor de janeiro deste ano até o momento: Feliz Natal, com 460, e Nova Ubiratã, com 447, são responsáveis por 13% dos focos no Estado. Em ambos os casos, há apenas brigadas temporárias, que tentam contornar o problema dos incêndios florestais durante o período da seca.
Os dados são do Monitor de Queimadas do Instituto Centro de Vida (ICV) e apontam que, em 2022, de 1º de janeiro a 30 de junho, o número de focos de calor em Mato Estado cresceu 23% em relação ao mesmo período de 2021. Além disso, segundo o BD Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso se mantém no primeiro lugar entre os Estados com mais focos no Brasil, com total de 6,8 mil.
Frente aos números alarmantes e em atenção ao próximo período da seca, o ICV apresentou o 2º mapeamento das brigadas de prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado. A análise identificou o aumento de 13 brigadas e unidades do Corpo de Bombeiros em comparação ao ano anterior. O número total é 127.
Em números gerais, do Corpo de Bombeiros, considerando tanto os instrumentos de respostas temporárias quanto as unidades operacionais permanentes, o levantamento observou o aumento de 78 para 85. O dado evidencia uma melhor estruturação, no entendimento dos especialistas.
Vale destacar que existem vários tipos de brigadas, que podem ser particulares, comunitárias, federais, estaduais e municipais. Cada uma possui suas características e políticas próprias, mas têm a finalidade de prevenir e combater o fogo.
O levantamento deste ano mostra que as Brigadas Estaduais Mistas (BEMs), do Corpo de Bombeiros, passaram de 11 para 29, conforme o Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF). Apesar disso, as Bases Descentralizadas de Bombeiro Militar (BDBMs) diminuíram. De 22 unidades, foram para 8. Tanto as BEMs quanto as BDBMs são brigadas consideradas temporárias.
Desmatamento
É importante lembrar que as duas cidades figuram, recorrentemente, na lista dos recordistas na devastação da Amazônia Legal. Em Feliz Natal, de acordo com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgado em março, os alertas de desmatamento na área chegaram 17,2 km². Os municípios também estão entre os 20 que mais desmatam ilegalmente no Estado.

Destaques
Prefeitura de Várzea Grande divulga lista de contemplados

Várzea Grande já tem os titulares e suplentes que serão contemplados com as 1.000 casas do Residencial Colinas Douradas e que a partir desta segunda-feira, 27 de novembro, serão atendidos em grupos de 40 escolhidos, sendo 20 pela manhã e 20 a tarde na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação para entrega de documentos e para formalizarem o financiamento junto a Caixa Econômica Federal, agente financeira oficial do Programa Minha Casa, Minha Vida.
“Fico imensamente feliz em saber que participei diretamente, seja como secretário da então prefeita Lucimar Sacre de Campos e agora como prefeito de minha terra natal, Várzea Grande para regularizar, promover o saneamento e poder entregar essas 1.000 residências para as famílias que terão um Natal de Luz e um Ano Novo que simboliza uma das maiores conquistas do ser humano, o lar para si e para sua família”, disse o prefeito Kalil Baracat.
Os sorteados foram definidos após cumprirem todas as exigências legais previstas pelo Governo Federal através de decisões do Ministério das Cidades e do Agente Financeiro oficial, no caso a Caixa Econômica Federal.
Kalil Baracat demonstrou ainda confiança de que o atual Governo Federal vai retomar outras obras que se encontram paralisadas em Várzea Grande, como dos Residenciais Padre Aldacir e Isabel Campos, além de lançar outras obras que são fundamentais para se reduzir o déficit habitacional estimado entre 15 mil até 30 mil habitações.
“Quando falo da minha satisfação é porque o Colinas Douradas passou por altos e baixos como três empresas vencedoras do processo licitatório terem alegado Recuperação Judicial e abandonado as obras, a invasão de todas as unidades em 2020, a desintrusão determinada pela Justiça Federal e a falta de obras complementarem que impediam a entrega das casas e protelaram o seu destino por vários anos“.
“A gente se sente com o dever cumprido em ter trabalhado pelo melhor para essas 1.000 famílias e provavelmente 4 mil pessoas, levando em consideração uma família de quatro pessoas e isto renova nossas expectativas de que novas obras virão, novas retomadas irão acontecer e mais pessoas serão beneficiadas com o lar, com a dignidade de um teto para morar”, comemorou o prefeito nas primeiras horas deste domingo quando foram conhecidos os vencedores do sorteio realizado na noite de sábado pela Loteria Federal.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, Ricardo Azevedo Araújo, frisou que além do esforço e dedicação da gestão pela retomada das obras, ficou satisfeito pelos resultados no processo de escolha até a destinação final dos moradores, já que a demanda por novas residências e grande e as pessoas precisam passar por todo um processo de seleção até a definição.
“Temos que trabalhar e colocar em prática novas obras para que mais e mais famílias sejam contempladas. Essas é a nossa missão e a determinação do prefeito Kalil Baracat, ou seja, na medida do possível dar o direito de todos terem um lar”, frisou o titular da pasta.
Ele lembrou que a partir desta segunda-feira, 27 de novembro, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, haverá a recepção dos documentos dos sorteados, sendo 20 pela manhã e 20 a tarde até que todos os contemplados sejam atendidos ou havendo problemas sejam substituídos por suplentes, ou seja, ou suplentes existem para havendo problema com o titular ele o substitua sem a necessidade de um novo sorteio.
“Vamos a partir de agora receber documentos, fazer a checagem final, promover a assinatura do financiamento junto a Caixa Econômica Federal para que o quanto antes os contemplados possam assumir em definitivo suas casas”, disse Ricardo Azevedo Araújo.
Kalil Baracat assinalou que vai tentar montar uma força tarefa que permita para ainda em dezembro, momento de cesta e congraçamento essas famílias possam desfrutar deste presente, um lar definitivo.
• SEGUE EM ANEXO AS LISTAS COM OS 1.000 TITULARES SORTEADOS PELA LOTERIA FEDERAL E OS 1.000 SUPLENTES
• TAMBÉM SEGUEM OS 40 PRIMEIROS QUE SERÃO ATENDIDOS A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA AS 8 HORAS DA MANHÃ NA SEDE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO, REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E HABITAÇÃO DE VÁRZEA GRANDE NA AVENIDA DA FEB, SENDO 20 PELA MANHÃ E 20 A TARDE PARA A ENTREGA DOS DOCUMENTOS.
Titulares
http://www.varzeagrande.mt.gov.br/storage/Anexos/65ea30a8a315e09176faa3b4f65a2b01.pdf
Suplentes
http://www.varzeagrande.mt.gov.br/storage/Anexos/289f916acffb54a1aa2d0773c57eaac7.pdf
-
Política5 dias atrás
Mauro e Nenel movimentam as peças no tabuleiro político
-
Política3 dias atrás
Crise aberta: Jayme fez uma análise política, Favaro respondeu no pessoal
-
Política6 dias atrás
Eleições 2024: pesquisa divulgada, análise realizada pelo Boteco da Alameda
-
Política5 dias atrás
Com quem ficará a direção estadual do MDB?
-
Artigos3 dias atrás
Como colocar em prática novos projetos
-
ECONOMIA5 dias atrás
Jayme protesta contra “Tradings” e denuncia cartel em MT: “Isso é matar o cidadão”
-
ESPORTES6 dias atrás
Seleções de basquetebol e voleibol disputam títulos estaduais
-
ESPORTES5 dias atrás
Abertas as inscrições para o 6º Pedal Ecológico da Semob