PANDEMIA POLITICA DE SELMA

“Moro de Saias” ganha sobrevida no Senado graças à crise do “Coronavírus”

Publicados

em

Rito de cassação da Senadora do Podemos, Selma Rosane Santos Arruda deve ser concluído nesta semana

A Senadora cassada do Partido Podemos, Selma Rosane Santos Arruda, conhecida nacionalmente como “Moro de Saias” vive uma verdadeira “Pandemia Política“, e apesar da “sobrevida” de 4 meses no cargo, e continua recebendo salário e benefícios na função, nesta semana pode ter seu futuro definido.

Selma Arruda ganhou o apelido de Moro de Saias por ter sido Juíza no Estado de Mato Grosso. Após ser eleita e exercer o mandato ao longo do último ano, foi cassada por prática de Caixa 2 e Abuso de Poder Econômico na campanha. Ela admitiu que realizou os gastos, mas alega que não era obrigada a declarar as despesas no período.

Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que Carlos Henrique Baqueta Fávaro (PSD), o terceiro colocado na eleição que escolheu dois Senadores, assuma a cadeira provisoriamente até a realização de um novo pleito. Mas isso só ocorre se o Senado declarar a vacância do cargo, o que não ocorreu. A nova eleição para a vaga da Juíza Selma Arruda, marcada para 26 de abril, foi adiada por causa da Pandemia da Covid-19 e não tem nova data para acontecer.

Davi Alcolumbre (DEM/AP), presidente do Senado da Republica, designou o líder do Governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), como relator do processo de afastamento para executar a cassação. Gomes afirmou que pedirá ao presidente do Senado Davi Alcolumbre a conclusão do rito já nesta semana.

A Senadora do Podemos, Selma Rosane Santos Arruda só perderá o mandato efetivamente após a Mesa Diretora declarar o afastamento, fazer a comunicação em plenário e publicar a decisão em diário oficial. Mas, para isso, o colegiado precisa se reunir. Alcolumbre afirmou que pretende convocar uma reunião da Mesa para esta semana, sem ainda ter definido a pauta.

O líder do Governo no Congresso, Eduardo Gomes afirmou que seu parecer é pelo cumprimento da decisão da Justiça Eleitoral e por isso pedirá a Alcolumbre para a Mesa concluir o rito nos próximos dias.

Selma Arruda foi cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro do ano passado. Após a decisão, o Senado da Republica iniciou o ritmo de afastamento da parlamentar em fevereiro deste ano.

A crise do novo “Coronavírus“, porém, interferiu na agenda da Casa e adiou as eleições para a vaga em Mato Grosso, deixando a Selma Arruda com mais tempo na cadeira.

Selma Arruda vem afirmando que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), quer sua cassação para se reeleger no cargo. Selma disse que Alcolumbre pode se beneficiar com a posse do terceiro colocado na disputa ao Senado em Mato Grosso nas eleições de 2018, Carlos Fávaro, pelo fato de ele ser do PSD, partido que tem apoiado o presidente do Senado. Seria um voto a mais para uma eventual reeleição de Alcolumbre, na avaliação a senadora, conhecida pelo apelido Moro de Saias.

Terceiro colocado

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, autorizou que Carlos Fávaro (PSD), o terceiro colocado na eleição que escolheu dois senadores, assuma a cadeira provisoriamente até a realização de um novo pleito.

Mas isso só ocorre se o Senado declarar a vacância do cargo, o que não ocorreu. A nova eleição para a vaga de Selma Arruda, marcada para 26 de abril, foi adiada por causa da pandemia de Covid-19 e não tem nova data para acontecer.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Brasil é o país com maior número de recuperados
Propaganda

Destaques

Ações imediatas “é disto que o povo gosta é isso que o povo quer”

Publicados

em

E pelo amor dos meus eleitores, não me venham encher a paciência, dizendo que fiz tudo errado. Pelo menos eu tentei. E se você não sabe, eu não…

Nem todas as matérias publicadas pelo Blog do Valdemir não é indireta. Mas tudo que atingir saiba que é consciência pesada. E assim começaremos o nosso segundo dia da semana, reportando o que nos aguarda nos próximos dias, mas próximas horas. Nunca perdendo a sua fé.

Vamos lá: desastres naturais ou tragédias humanas são combatidos por ações imediatas, certo? Sendo assim, amanhã, terça-feira, o governador do Partido Democrata (DEM), Mauro Mendes Ferreira irá anunciar a data da abertura do “Centro de Triagem da Covid-19”.

O Governo do Estado irá adotar medidas para detecção e o tratamento precoce do Coronavírus para adulto, como forma de evitar o agravamento da doença em pessoas que inicialmente apresentam sintomas leves da síndrome respiratória.

O Centro de Triagem da Covid-19, estará fazendo as avaliações de quadro clínico, tomografia e a entrega de medicamentos para pacientes. Após triagem e consulta individualizada, poderá haver caso recomendando pelo profissional médico, a prescrição de uma receita para a retirada no local, de remédios que tratam os sintomas da Covid-19.

Esse é um trabalho que vai proporcionar que as pessoas sejam tratadas no início da doença. Nosso objetivo é evitar que essas pessoas precisem de um leito hospitalar“, pontuou o governador Mauro Mendes.

A expectativa é que até a próxima sexta-feira, o Centro de Triagem esteja funcionando na Arena Pantanal, atendendo pacientes com sintomas como coriza, febre e tosse com mais agilidade e sem entrada hospitalar destinado ao atendimento aos casos graves da doença, evitando o contágio.

A estrutura de 10 × 20 metros, em formato de tenda para garantir a circulação de ar, terá dois consultórios de apoio e acomodação para pacientes com distanciamento de dois metros entre eles, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo o Governo do Estado, o local contará com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que serão contratados, além de auxiliares de serviços gerais que manterão o ambiente higienizado durante o atendimento.

A duração prevista é de noventa dias, podendo ser prorrogado caso seja necessário.

Nota da redação

A verdade é que as pessoas procuram a unidade de saúde, quando estão em estado avançado, o que faz que a internação, especialmente leitos em Unidade de Terapia |Intensiva (UTIs).

Se na triagem testar positivo, não significa que a pessoa será internada, pois estar captando esses casos na fase inicial. Com isso, é possível um tratamento melhor, inclusive sem agravos na doença, o que consequentemente terá menos sofrimento.

Outro fator interessante, com a instalação do Centro de Triagem é que com a detecção do vírus na fase inicial é fazer com que a pessoa, adote o “Isolamento Social”, ou seja, evita que a contaminação seja maior, pois existem casos que pessoas não sentem sintomas, o Centro conseguirá detectar e inviabilizar a transmissão.

Atenção senhores gestores públicos, a doença avança sobre as menores cidades de Mato Grosso. Com 1.047 óbitos, o Estado é o 14° com mais mortos peloCoronavírus do país.

A frieza das estatísticas da “Pandemia” apresentada diariamente pelo boletim epidemiológico da SES mostra onde e quantos o Coronavírus matou e contaminou.

Números do final de semana em Mato Grosso: 28.526 casos confirmados e 1.047 óbitos.

PS: Aprendi com o tempo a esperar, porque quando tive pressa, fiz tudo errado.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ações imediatas “é disto que o povo gosta é isso que o povo quer”
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA