Artigo

Treinar é necessário

Publicados

em

 

Autor: Francisney Liberato*

Nada como a prática para lapidar o conhecimento adquirido. Sem a prática, não há o desenvolvimento das habilidades desejadas.

Quando criança, ao aprender a andar de bicicleta, você começou a conduzi-la de forma rápida na primeira tentativa? Creio que não. Tivemos que andar e cair; andar e cair, e assim sucessivamente.

Quando você tentou andar de bicicleta, o primeiro passo foi desejar aprender andar sobre ela. Tudo começa pela sua iniciativa: se você desejar aprender a controlar as suas emoções e a sua vida, isso é de suma importância. Por outro lado, se não tomar a iniciativa e se não desejar aprender, consequentemente, ficará na inércia.

O segundo passo é dispor de todos os instrumentos necessários para que você consiga andar de bicicleta. Para andar de bicicleta é preciso ter um brinquedo e todos os seus acessórios. Para aprender a controlar as emoções você precisa ter todos os instrumentos necessários e técnicas para aplicar em sua vida.

O terceiro passo para andar de bicicleta é estar preparado para cair. É claro que ninguém quer ser um derrotado na vida, ninguém quer cair; todos nós desejamos ser felizes. Saiba que, assim como andar de bicicleta, temos que estar preparados para cair na gestão de nossas emoções.

O quarto passo é saber que ao cair é provável que tenhamos cicatrizes. Ao tentar lidar com as emoções, da mesma forma, devemos saber que podem ocorrer cicatrizes em nossas vidas. Quem sabe, poderemos nos machucar de forma profunda. Mas é importante que você se lembre de que tudo nesta vida passa.

O quinto passo é termos a consciência que, se cairmos, devemos nos levantar. Quando se lida com as emoções, temos que ter a clareza de que ao tentar vamos cair e que, ao cair, devemos nos levantar. Não importa a quantidade de vezes que caímos nesta vida, o mais importante é saber quantas vezes já levantamos pelas quedas que tivemos.

O sexto passo é tentar e treinar sempre. Não existe uma forma de aprender a andar de bicicleta apenas lendo livros e assistindo a vídeos. Você precisa treinar a dominar a sua mente para aprender a lidar com as suas emoções. É indispensável ter muita prática e muito treino para conseguir ser um doutor da emoção.

Que possamos entender que os passos descritos são apenas para nos conduzir nos trilhos corretos da emoção, o que nos levará para um caminho mais seguro e tranquilo. É necessário treinar constantemente, para que possamos conseguir êxito ao lidar com as emoções.

*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras.

Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado” e “Liderança”.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Nilson Leitão: Poder inglório
Propaganda

Artigos

Surto de Hepatite Infantil Aguda deixa países em alerta

Publicados

em

 

Autora: Mayara Meotti*

Você provavelmente já ouviu falar do surto de hepatite infantil aguda de causa desconhecida, que está ocorrendo em pelo menos 25 países, inclusive no Brasil, e vem causando preocupação.

Vamos começar explicando que a hepatite é uma inflamação do fígado causada por uma variedade de vírus infecciosos e agentes não infecciosos, existindo 5 cepas principais do vírus referidas como tipos A, B, C, D e E e que podem levar a sérios problemas de saúde, podendo ser fatais em alguns casos.

Estes casos de hepatite aguda de causa ainda desconhecida, ocasionam uma inflamação do fígado de forma abrupta, com enzimas hepáticas acentuadamente elevadas. Conforme o Instituto Butantan, o adenovírus foi detectado em pelo menos 74 casos; sendo que em 18 casos, testes moleculares identificaram a presença do adenovírus F tipo 41 e em 20 foi identificada a presença do SARS-CoV-2. Além disso, em 19 houve uma co-infecção por SARS-CoV-2 e adenovírus.

Segundo a OMS, os vírus comuns que causam hepatite viral aguda (vírus da hepatite A, B, C, D e E) não foram detectados em nenhum desses casos. Viagens internacionais ou conexões em outros países não foram identificados como fatores da doença. Sua real causa ainda está sob investigação pela OMS.

Por isso é fundamental que as vacinas contra alguns tipos de hepatite estejam em dia. Assim é possível descartar os vírus que a pessoa está imune e pesquisar a verdadeira causa da hepatite aguda.

Dados da OMS mostram que cerca de 4,5 milhões de mortes prematuras poderiam ser evitadas em países de baixa e média renda até 2030 por meio de vacinação, testes de diagnóstico, medicamentos e campanhas educativas.

A estratégia global da OMS, endossada por todos os Estados Membros, visa reduzir as novas infecções por hepatite em 90% e as mortes em 65% entre 2016 e 2030.

Portanto pais e mães não deixem de completar o ciclo vacinal de seu filho, você estará preservando a vida dele e a de vocês e ajudando o país a exterminar tipos de doenças que só com a prevenção podem ser evitadas.

*Mayara Meotti, enfermeira da Saúde Livre clínicas de vacinação

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Uma jornada em busca do ESG
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA