ARTIGO

Tenha coragem

Publicados

em

 

Autor: Francisney Liberato –

Examinem também a qualidade da terra, se é boa para plantar ou não. Vejam se há matas. Tenham coragem e tragam algumas frutas da terra. Números 13:20

Deus disse a Moisés que escolhesse os melhores homens para espionar a terra que Ele tinha prometido para o seu povo. Moisés, no deserto de Parã, obedeceu a Deus e escolheu os homens.

Eram 12 homens, um representante de cada tribo, e líderes das tribos.

Os 12 espiões fariam o papel de peritos e auditores, pois a mensagem dada era para observar a terra, verificar quem morava nela, se eram muitas pessoas, se existiam gigantes, se as cidades eram muradas, se havia frutos, se a terra era boa para plantar etc.

Além dessas funções, eles deviam trazer frutos de lá, isto é, prova material do que continha aquela terra.

Moisés, ao final do discurso, conforme Números 13:20, disse:

Examinem também a qualidade da terra, se é boa para plantar ou não. Vejam se há matas. Tenham coragem e tragam algumas frutas da terra”.

Estava na época da primeira colheita de uvas.

Aquele povo, depois de 400 anos como escravos, já estava próximo de conquistar a Terra Prometida por Deus. Que privilégio! A euforia devia ter se alastrado por todo aquele povo.

O fato de ser líder e ainda ser escolhido para ser um espião era um grande privilégio. Nós estamos falando dos melhores homens do povo de Israel.

No texto não diz que alguns foram escolhidos e que recusaram o convite. Isso serve de lição para nós hoje. Quando Deus escolhe, jamais devemos recusar o Seu convite. Deus sabe o que é melhor para nós. Se entendemos que não temos competência, fique tranquilo, pois, quando entregamos tudo nas mãos dEle, Ele realiza maravilhas para todos nós.

Mesmo escolhendo os melhores líderes, os mais preparados, Moisés os motivou, pois sabia da dificuldade que iriam enfrentar na terra de Canaã, e disse a cada um:

Tenha coragem, seja forte!”.

Um líder sempre deve motivar e incentivar os seus liderados, e foi justamente o que Moisés fez.

E você, tem aceitado o convite de Deus para sua vida? Deus escolheu você para liderar, primeiro a sua vida, e depois as vidas das demais pessoas.

O nosso Deus nos motiva todos os dias para que possamos ser fortes, que possamos ter coragem para enfrentar os maiores desafios desta vida. Deus sabe o que é o melhor para você, por isso te escolheu e te salvou.

Se você voltar ao passado, sabe que no contexto da história você também seria escolhido por Deus. Ele ainda nos escolhe todos os dias para sermos os seus filhos. Que grande oportunidade e privilégio!

Estamos nesta terra como escolhidos, em um mundo estranho para nós, mas que podemos sempre averiguar tudo o que ocorre por aqui, e sermos fortes, aguentarmos firmes, mesmo nas dificuldades. O nosso papel é apenas relatar para Deus o que existe neste mundo, mesmo que Ele já saiba de tudo. No mais, deixe com Ele, pois unicamente Ele tem o poder para efetuar grandes maravilhas em nossas vidas.

  • Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras.
Leia Também:  O que ainda não se falou sobre a LGPD

Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência” e “Legado”.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Artigos

Surto de Hepatite Infantil Aguda deixa países em alerta

Publicados

em

 

Autora: Mayara Meotti*

Você provavelmente já ouviu falar do surto de hepatite infantil aguda de causa desconhecida, que está ocorrendo em pelo menos 25 países, inclusive no Brasil, e vem causando preocupação.

Vamos começar explicando que a hepatite é uma inflamação do fígado causada por uma variedade de vírus infecciosos e agentes não infecciosos, existindo 5 cepas principais do vírus referidas como tipos A, B, C, D e E e que podem levar a sérios problemas de saúde, podendo ser fatais em alguns casos.

Estes casos de hepatite aguda de causa ainda desconhecida, ocasionam uma inflamação do fígado de forma abrupta, com enzimas hepáticas acentuadamente elevadas. Conforme o Instituto Butantan, o adenovírus foi detectado em pelo menos 74 casos; sendo que em 18 casos, testes moleculares identificaram a presença do adenovírus F tipo 41 e em 20 foi identificada a presença do SARS-CoV-2. Além disso, em 19 houve uma co-infecção por SARS-CoV-2 e adenovírus.

Segundo a OMS, os vírus comuns que causam hepatite viral aguda (vírus da hepatite A, B, C, D e E) não foram detectados em nenhum desses casos. Viagens internacionais ou conexões em outros países não foram identificados como fatores da doença. Sua real causa ainda está sob investigação pela OMS.

Por isso é fundamental que as vacinas contra alguns tipos de hepatite estejam em dia. Assim é possível descartar os vírus que a pessoa está imune e pesquisar a verdadeira causa da hepatite aguda.

Dados da OMS mostram que cerca de 4,5 milhões de mortes prematuras poderiam ser evitadas em países de baixa e média renda até 2030 por meio de vacinação, testes de diagnóstico, medicamentos e campanhas educativas.

A estratégia global da OMS, endossada por todos os Estados Membros, visa reduzir as novas infecções por hepatite em 90% e as mortes em 65% entre 2016 e 2030.

Portanto pais e mães não deixem de completar o ciclo vacinal de seu filho, você estará preservando a vida dele e a de vocês e ajudando o país a exterminar tipos de doenças que só com a prevenção podem ser evitadas.

*Mayara Meotti, enfermeira da Saúde Livre clínicas de vacinação

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  O que ainda não se falou sobre a LGPD
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA