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Josemary Morastoni: – O gestor e o tempo: três estratégias para sair do sufoco

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O gestor e o tempo: três estratégias para sair do sufoco

Por: Josemary Morastoni

Ao longo dos meus 30 anos de experiência, escuto uma reclamação recorrente de todos os meus colegas gestores: “falta de tempo”. É uma realidade, a forma como o gestor utiliza seu tempo, seja para ações diárias da escola, quanto para fins de planejamento, faz toda a diferença nos seus resultados.

Uma recente pesquisa realizada com gestores escolares revelou os seguintes dados: mais de 40% do tempo dos gestores pesquisados é utilizado com tarefas operacionais, cerca de 30% é gasto com a resolução de conflitos, e, o planejamento, aparece em último lugar, com menos de 10% do tempo gasto na rotina de trabalho do gestor escolar.

Assim, entendemos que planejar o tempo é um dos grandes desafios e uma das tarefas mais importantes para o gestor escolar, afinal, como sair da função de “apagar incêndio”, comum na rotina de trabalho do gestor e passar a pensar na escola, a fazer diferente, gerenciando as dificuldades do dia a dia e exercendo um olhar externo sobre estes aspectos?

Não é uma tarefa fácil, mas também, não é um bicho de sete cabeças, e, se bem executadas, estas estratégias vão trazer resultados efetivos, tirarão você da função de gestor “bombeiro” e te colocarão como gestor escolar. Por isso, trouxe três ações que são infalíveis:

Foco na realidade além dos muros da escola

Ao longo da minha trajetória, posso lhes afirmar que trabalhar como gestor numa instituição de ensino é muito delicado, não só pelo fato de gerenciar ações e relações com sua equipe, alunos, pais e a comunidade, mas também por tratar de algo tão sensível como a formação de seres humanos. Portanto, ter um olhar externo, de fora para dentro da instituição é um ponto fundamental para poder planejar algo para o futuro e enxergar soluções. Se o gestor não tirar o foco das questões rotineiras e pensar em uma maneira sistemática de resolvê-los, certamente ficará preso por ali. Portanto, dedique uma parcela do seu tempo para observar sua realidade, seus recursos e qual é o contexto social em que sua escola está inserida, o que a comunidade e as famílias estão demandando da escola. Desta forma, seu tempo começa a ser empregado no que realmente importa.

Aprenda a lidar com conflitos sem sofrer

Já é sabido que intermediar conflitos e encerrá-los da forma correta é crucial, mas, muitos desses conflitos que surgem espontaneamente são questão inerentes ao seu cotidiano e podem ser resolvidos por pessoas competentes da sua equipe. Tenha alguém capacitado e de sua confiança que saiba resolver os conflitos mais comuns dentro da escola, isso lhe ajudará a ganhar mais tempo e queimar alguns neurônios a menos. Caso contrário, vai vestir a farda do gestor “bombeiro” e ficar apagando incêndios todos os dias. Situações mais delicadas e que envolvem alguma decisão séria precisarão da sua atenção, mas muitas situações rotineiras podem ser resolvidas por alguém competente, liberando mais tempo para você aplicar onde importa.

Delegue, delegue e delegue

Para que o gestor consiga delegar ações rotineiras, é fundamental investir na organização dos principais processos da escola. Como já citamos, ter alguém que administre os conflitos mais recorrentes, também é fundamental perceber como anda a comunicação interna e aperfeiçoar este processo. Capacite, delegue e confie à equipe a execução de outras atividades que também são frequentes. Elimine essas ações volumosas do seu quadro operacional, apenas gerencie, tome conhecimento do que a sua equipe executa.

Se você conseguir de fato implementar estas três estratégias de planejamento de tempo, perceberá que terá, de forma não milagrosa, tempo para se dedicar a conflitos e problemas mais sérios, em ações que podem promover o crescimento da escola, para transformar e inovar de verdade a instituição, utilizando ações concretas e pensadas com antecedência, de forma controlada

Josemary Morastoni é pedagoga, especialista em formação de professores e Coaching Educacional, mestre e doutoranda em Educação e diretora da Faculdade Positivo Londrina.

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O sono é essencial para a sobrevivência

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Autor: Dr. João Lombardi*

Por mais que possa parecer simples, o sono não é simplesmente a ausência de vigília, isto é, o fato de não estar acordado. O sono é uma série de eventos fisiológicos de processos sequenciais e ordenados que acontecem no corpo humano a partir de respostas induzidas por hormônios e neurotransmissores. É intuitivo pensar que o sono é importante, mas a verdade é que o sono é essencial para a sobrevivência, sem o sono existiria vida, e é por isso que não há apenas um único motivo isolado para dormirmos.

Sem o sono não seria possível o nosso sistema nervoso executar funções cognitivas como memória, raciocínio, lógica, atenção, concentração, entre muitos outros. Não é segredo para ninguém que quando o sono não está ajustado, essas funções são prejudicadas, principalmente a tomada de decisões. Alguns sistemas no nosso corpo estão tão relacionados ao sono que simplesmente o ajuste e melhora do sono já é o suficiente para restaurar e regularizar o funcionamento, como sistema imunológico por exemplo. Qualquer função que você imaginar do corpo, o sono contribui para o seu bom desempenho.

Com a evolução do estilo de vida, principalmente ocidental, estamos vivenciando uma epidemia de privação do sono, adotando um padrão de sono completamente disfuncional e que muitas vezes vai contra o que é da natureza humana. E as repercussões negativas disso a nível de saúde pública são exorbitantes. O maior exemplo é de que a maior causa de morte no mundo, que são as cardiovasculares, estão diretamente relacionadas a mudança no estilo e piora na qualidade de vida ao qual está incluso e diretamente relacionada, o sono.

O ciclo de sono e vigília acontece INDEPENDENTE de fatores externos, ou seja, ele irá acontecer independente de outras influências, mas são essas influências externas que estão justamente alterando o processo natural do chamado ciclo circadiano que é a vigília-sono. Fisiologicamente temos a melatonina, hormônio indutor do sono produzido pela glândula pineal, é uma substância chamada adenosina, que vai se acumulando ao longo do dia para estimular o sono até o momento que ele acontece. Isso acontece através de uma variabilidade do ser humano em que algumas pessoas são mais matutinas e por isso tendem a ter melhores rendimentos durante a manhã, assim como acordar e dormir mais cedo, e outras pessoas tendem a ter melhores rendimentos a tarde e começo da noite, por respostas fisiológicas diferentes no ciclo circadiano.

Por fim, sabemos que há uma divisão do sono em sono REM e sono não REM, que são complementares e diferentes. Durante a vigília, recebemos estímulos visuais, auditivos, táteis, aromáticos, motoras, entre outras, e durante o sono não REM acontece o armazenamento e fortalecimento dessas informações gerando novas habilidades. Já o sono REM é o momento em que encaixamos essas novas informações com as informações antigas para estabelecer o conhecimento geral que temos como pessoa de experiências e habilidades passadas, além de uma seleção do que é importante e o que será descartado.

Assim, é extremamente importante a avaliação do sono com um profissional de saúde, tanto qualitativamente quanto quantitativamente. Ele é um processo inegociável em termos de saúde e performance para qualquer pessoa e precisa estar ajustado independente de quem você seja ou o que você faça!

Procure sempre um profissional de saúde!

*Dr. João Lombardi é médico do exercício e do esporte pela Unifesp, Pós em fisiologia do exercício e metabolismo pela USP de Ribeirão Preto, mestrando pela UFMT, médico do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio, médico assistente do Comitê Paralímpico Brasileiro e diretor do Instituto Lombardi, em Cuiabá (MT).

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