Search
Close this search box.

Artigos

Emanuel Pinheiro: VLT: uma luz no fim do túnel

Publicados

em

                                  VLT: uma luz no fim do túnel

Por Emanuel Pinheiro

Os danos provocados a nós cuiabanos e várzea-grandenses pelas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) são incalculáveis. Mas, nesse caos, nesse túnel de incertezas e escuridão, é possível ver uma luz. 

emanuelartigoO consórcio deixou claro para Frente Parlamentar em prol da Retomada e Conclusão das Obras do VLT, que as obras poderão ser retomadas este ano, caso o Governo e o consórcio entrem em um acordo em relação ao cronograma físico-financeiro.

A despeito da negociação que está por vir será um avanço capaz de promover transformações profundas na mobilidade urbana da Região Metropolitana de Cuiabá e, o que é mais importante, na melhoria da qualidade de vida de milhares de usuários.

Em reunião com representantes do consórcio essa semana ficou evidente que as negociações com o governo estão avançando e estamos próximos de um final feliz quanto à retomada das obras. 

Leia Também:  Francisney Liberato: - Do luto à luta

O que não podemos aceitar é que essa negociação resulta em nada e surta nenhum efeito. Não aceitamos mais delongas, o nosso objetivo é a retomada imediata das obras. 

Isso se deve, também, graças ao trabalho da Frente Pró-VLT do Poder Legislativo. O nosso intuito é acompanhar e auxiliar o governo na retomada das obras. Lutamos por ações que vão melhorar a vida das pessoas. 

O VLT é a verdadeira transformação no transporte público e a nossa população merece o que há de melhor em termos de qualidade, modernidade e eficiência. O sistema irá proporcionar um salto na qualidade de vida dos usuários.

É confortável dizer que estamos preparando Cuiabá para o futuro próspero, que se aproxima logo em breve. A obra do VLT é imponente e marcará o início de uma grande era na mobilidade urbana da capital do Estado de Mato Grosso.

Nós precisamos avançar e encontrar com a modernidade e o futuro. Temos que pensar grande e inconformar com a realidade de um transporte coletivo de péssima qualidade que estamos acostumados.

Infelizmente o VLT não foi concluído dentro da Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo de 2014. Mas isso pouco importa no momento. Afinal, sempre defendemos o legado das obras da Copa. 

Leia Também:  Setembro Amarelo: depressão em adolescentes

É hora de dar um basta nessa situação e trabalhar para que possamos concluir essa obra que irá transformar o transporte público da capital mato-grossense. Não há solução mágica. 

É preciso união de todos, juntar pedaços, recuperar a credibilidade das pessoas, enfim, situações para o Mato Grosso prosperar e crescer com sustentabilidade.

Emanuel Pinheiro é deputado estadual pelo PMDB em Mato Grosso

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Artigos

Endometriose pode virar câncer?

Publicados

em

Autor: Dr. Laerte Basso*

Após obter um diagnóstico de endometriose, é comum que as mulheres tenham muitas dúvidas e busquem se cercar de informações precisas para cuidar de sua saúde.

A condição é delicada e exige atenção e cuidados. Cada boa iniciativa que a paciente tomar em relação à sua alimentação, estilo de vida e prática de exercícios, entre outros, pode pesar positivamente para a melhora da sua saúde.

Entre tantas perguntas e mudanças a fazer, preocupações com quadros mais sérios podem surgir. Também é comum que, neste momento de atenção com a saúde, a ansiedade e até certo nervosismo levem a mulher a considerar panoramas que não condizem com a realidade.

Pergunta muito recorrente em consultórios e clínicas é se a endometriose pode ser tornar um câncer de endométrio ou até mesmo de ovário.

Vamos por partes. Inicialmente, as duas doenças se desenvolvem de forma muito semelhante, isso é verdade. A proliferação das lesões ocorre tanto na endometriose como no câncer. Porém, não existe evidência de que a endometriose possa virar um câncer.

Como se caracteriza cada uma?

A endometriose é caracterizada pela presença do tecido que reveste o interior do útero, chamado endométrio, fora da cavidade uterina – em trompas, intestino e ovários, por exemplo.

O câncer pode, sim, acometer o endométrio – o que não quer dizer que, para ele surgir, é preciso ter endometriose. Mulheres sem endometriose podem ter câncer do endométrio, e a grande maioria é assim.

A confusão maior surge porque, na endometriose, as células se multiplicam para fora do útero, e isso também ocorre no surgimento do câncer.

Mulheres com endometriose têm maior risco de câncer?

Apesar de não haver uma relação clara entre a presença da endometriose e a gênese de câncer, alguns estudos sugerem que mulheres com endometriose têm maior risco de alguns subtipos de câncer de ovário, como o endometrióide e de células claras.

As principais explicações se baseiam na inflamação causada pela endometriose, além da resposta imune alterada, que pode favorecer o surgimento do câncer. Mas vale lembrar que todo câncer se origina de uma célula que se modificou e cresceu desordenadamente. E, por isso, a endometriose não causa câncer.

Portanto, antes de tomar qualquer informação como verdade ou se desesperar com uma hipótese não comprovada cientificamente, acalme-se e organize-se.

A principal ferramenta para se recuperar de uma condição é a boa informação, e ela pode ser obtida apenas em fontes confiáveis.

E o melhor profissional para confirmar seus achados é o médico de sua confiança, de preferência especialista no assunto. Leve suas dúvidas e obtenha respostas garantidas. Não se desanime com desinformações: elas podem tirar a boa energia de que você precisa para se tratar e se recuperar.

*Dr. Laerte Basso é ginecologista e obstetra, membro da Sociedade Brasileira de Endometriose e da Sociedade Européia de Endometriose e Doenças do Útero, e integra a equipe multidisciplinar do Instituto Eladium, em Cuiabá (MT)

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Levy Seiya Maeda: - Desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA