ARTIGO

Em outro patamar

Publicados

em

 

Autor: Francisney Liberato

Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença”.

Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Jonas 1:1-3

Após a partida de futebol entre o Flamengo e o Vasco pelo Campeonato Brasileiro de 2019, o jogador rubro-negro Bruno Henrique declarou:

Estamos em outro patamar”.

A declaração polêmica gerou muitos “memes” e críticas pelos esportistas e comentaristas de futebol.

Depois, o jogador se explicou sobre o fato informando que ele entende que o Flamengo estava sim em outro patamar e acima da média em relação aos concorrentes. De certo modo, ele estava correto, pois o time, ao final do ano, conquistou o Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro e a Taça Libertadores da América, além de quebrar muitos recordes.

A missão dada por Deus a Jonas era para que ele fosse a Nínive, mas ele desobedeceu e foi para a cidade de Társis.

Grosso modo, Nínive era uma cidade maior do que Társis. Nínive tinha fama de ser perversa e pecadora.

O foco da história, além da desobediência do ser humano, era também a localização geográfica da cidade. Nínive estava ao Norte (acima), e Társis, ao Sul (abaixo).

A missão de Deus para os seus filhos é: quero elevar vocês a outro patamar! Deus pretende que tenhamos essa consciência. A princípio, até podemos entender que a Sua missão seja difícil e árdua. Como muitos indivíduos pecadores, optamos por ir a outros lugares e fugir de Deus.

Como é simples estarmos em outro patamar com Deus, basta apenas obedecer a Ele. Isso é maravilhoso, e contempla todos os seres humanos, independente do seu nível intelectual, racional, emocional e financeiro; saiba que, com Deus, você estará em outro patamar.

Deus conhece o futuro. Se utilizássemos toda a nossa inteligência, ainda assim, seria impossível conhecer o futuro. Nós conseguimos enxergar apenas o presente, e mesmo assim, de forma atrapalhada.

Desobedecer a Deus é provocar a Sua ira. Se Deus determinou uma missão para nós, Ele sabe dos nossos pensamentos e atitudes, sabe o que é melhor para nós. Deus nunca nos dá um fardo que não podemos carregar. Ao agir por conta própria, você permite que Ele fique desgostoso em relação a sua vida. Ainda bem que Deus é misericordioso e perdoa as nossas falhas, assim como aconteceu com Jonas.

Ninguém foge de Deus. Mesmo que Jonas tenha optado por fugir, indo para outra cidade, para baixo, Deus não desistiu dele e o encontrou. Às vezes, aprendemos por amor, já outras vezes, pela dor. E Jonas aprendeu pela dor, infelizmente. Como seres humanos, temos a tendência de agir como Jonas. Muitas vezes queremos contrariar a vontade de Deus e fugir do que Ele tem preparado para nós.

Deus pretende nos elevar a outro patamar, para cima. Ele quer que sejamos indivíduos acima da média. Ele não nos criou para sermos pessoas infelizes e medíocres. Ele quer o melhor para a nossa vida, por isso, é necessário que obedeçamos às Suas leis e os Seus princípios de vida, pois Ele sabe o que é melhor para nós.

O jogador tinha razão, precisamos estar acima da média, mesmo que possa parecer um insulto para outros. Devemos sempre buscar o nosso melhor todos os dias.

Deus quer elevar o nosso patamar, assim como fez com Jonas, basta apenas confiar.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso e Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT).

Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole” e “Fenomenal”.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Wilson Pires: 100 ANOS DE GONÇALO DOMINGOS E SEUS SEGREDOS.
Propaganda

Artigos

Vida planejada

Publicados

em

 

Autor: Francisney Liberato

Se for para deixar a vida te levar, que seja junto com o seu planejamento pessoal e profissional.

Na música “Deixa a vida me levar”, de Zeca Pagodinho, ele canta:

Deixa a vida me levar (vida leva eu!); deixa a vida me levar (vida leva eu!); deixa a vida me levar (vida leva eu!)”.

Em outro trecho da música diz o seguinte:

o negócio é deixar rolar e aos trancos e barrancos, lá vou eu! E sou feliz e agradeço”.

Será que as pessoas desorganizadas, sem controle e sem perspectivas, são realmente felizes?

Temos outro exemplo do trecho da música “Vou deixar”, da banca Skank, que expressa o mesmo sentido da canção anterior: vou deixar a vida me levar; pra onde ela quiser; seguir a direção; de uma estrela qualquer. Me solta! e deixa a sorte me buscar. Ou seja, viver a vida sem se preocupar, seguindo o fluxo, é a melhor saída. Será? Será que a sorte, como diz a música, busca quem não está preparado?

Há uma frase muito relevante sobre esse aspecto. Um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano, Sêneca, mencionou: Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável. Viver sem sonhos ou guiado por outros indivíduos só nos trará decepções e nenhum crescimento pessoal e profissional.

Seja planejado. O planejamento é fundamental para o desenvolvimento saudável e progressivo do ser humano. É por intermediário do planejamento e organização que decidimos todos os objetivos e metas de nossa vida. As melhores empresas e governos do mundo são estruturados, pois partem de um planejamento a curto, médio e a longo prazo, e por isso obtêm maiores e melhores êxitos em suas projeções.

Não viva vagando pelo mundo sem rumo. Não seja uma pessoa desordenada e desestruturada. Planeje. Organize o futuro da sua vida e seja uma pessoa melhor e feliz, e você nunca mais deixará a vida te levar, aliás, vai declarar de forma contundente:

Sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu”.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso e Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT).

Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal” e “Reinvente sua vida”.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Silvia Figueiredo: - Financiamento de cirurgias eletivas é opção para quem está na fila do SUS
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA