ARTIGO

Check-up cardiológico pode salvar sua vida

Publicados

em

 

Autor: Max Lima –

Muitas pessoas acham que devem fazer um check-up cardiológico somente após os 40 ou 50 anos. Mas esse é um pensamento equivocado. E já vimos nos noticiários jogadores jovens que morreram de infarto mesmo sendo atletas e no auge da juventude.

Mais então quando devemos fazer um check-up do coração? Se possível uma vez por ano. Quanto mais cedo diagnosticado, mais chances de se tratar e prevenir uma doença cardíaca como o infarto.

As pessoas não observam que tem algo acometendo seu corpo até que o sintoma apareça e aí em muitos casos, já há um comprometimento de alguma função cardíaca sendo necessário tanto medicações de uso contínuo ou até intervenções cirúrgicas dependendo da situação.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, 80% das causas de doenças que afetam o coração são fatores que podem ser modificados, ou seja, que podem ser prevenidos com uma simples mudança nos hábitos de vida.

No caso, pessoas com colesterol e triglicerídeos altos, obesidade, tabagismo, sedentarismo, stress podem ser controlados com alimentação saudável e medicação.

No caso de doenças como hipertensão e diabetes e os antecedentes familiares de doenças cardíacas, doenças endócrinas, renais e infecciosas podem apresentar maior risco para o coração e merecem um tratamento específico para cada caso.

Por isso a importância de se passar por um check-up cardiológico. Ele auxilia no controle desses fatores e vai além, Identifica precocemente possíveis alterações que podem comprometer o coração, mesmo antes dos sintomas.

Como é o Check-up Cardiológico? É bastante simples. O paciente passa por exame clínico, exame físico e de alguns exames complementares como de laboratório onde será verificado as dosagens de níveis de colesterol, triglicérides e glicemia entre outros.

Será feito também um eletrocardiograma para ver o ritmo do coração e o teste ergométrico ou de esforço para identificar alterações como isquemia miocárdica assintomática.

O cardiologista também faz perguntas para saber o histórico familiar do paciente. Se há casos de doença do coração, obesidade, hipertensão, colesterol alto, diabetes ou outro fator de risco.

O check-up cardiológico também é indicado para quem pretende começar a fazer exercícios físicos.

Lembre-se, é melhor se prevenir do que esperar os sintomas aparecerem. Até mesmo as pessoas que se dizem ter ‘saúde de ferro’ só descobrem que o coração está falhando quando o coração dá sinais graves e muitas das vezes o comprometimento já é grande demais e os riscos de vida também.

Max Lima é médico especialista em cardiologia e terapia intensiva, conselheiro do CFM, médico do corpo clínico do hospital israelita Albert Einstein, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso (SBCMT), Médico Cardiologista do Heart Team Ecardio no Hospital Amecor e na Clínica Vida , Saúde e Diagnóstico. CRMT 6194

Email: [email protected]

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Luiz Resende: - Mundo VUCA e a explosão da economia GIG
Propaganda

Artigos

Apague as pendências!

Publicados

em

 

Autora: Cynthia Lemos –

Meu convite para você hoje é: elimine as pendências da sua mesa.

Sabe aquelas coisas que você não resolve, pequenas decisões, pequenos conflitos que ficam ocupando sua mente gerando uma tonelada de problemas acumulados? Aquela sensação de: Vou colapsar! Preciso de férias urgente! Chega! Não aguento mais.”

Esse lixo psíquico acumulado, que somente quando está fedendo você resolve olhar, encarando somente o resultado insatisfatório e frustrante, esquecendo-se de olhar para o que gera, para o processo, para as pequenas não decisões do dia a dia, gerada por aquelas suas famosas respostas as demandas que chegam:

“Ah beleza, depois eu vejo isso!”

“Amanhã eu resolvo!”

“Depois eu ligo”

“À tarde eu vou”

“Deixa para semana que …” e de repente: COLAPSOU.

Pare, pare agora de acumular pendências na sua mesa profissional. Resolva, organize-se.

O que você está fazendo com seu tempo?

Quais são suas prioridades?

Como você se organiza?

A vida é muito dura com quem vive de urgências. Porque O tempo não para… e a hora das resoluções sempre chega. E o grande problema é que quando elas chegam, chegam de uma vez.

“É muita cobrança!” É muita cobrança? Ou é você que não paga?

Quais são as listas de tarefas pendentes que você pode fazer hoje, de forma simples, seja no seu bloco de notas do celular, seja na sua agenda, no seu caderno de anotações? E siga à risca, e a cada etapa cumprida, tenha o prazer de riscar com toda sua energia a tarefa concluída.

Essa é uma forma excelente de você gerenciar a si mesmo, de não perder o foco.

Ah, e nessa lista nunca se esqueça de incluir as três principais ações preciosas que você não pode abrir mão, que precisam ser inseridas na sua rotina sem dó, encaradas com muita força de vontade. Aquelas três principais ações que serão os impulsionadores da concretização dos seus sonhos.

Te desejo um dia mega produtivo e de muitos resultados.

Um grande abraço!

Cynthia Lemos é Psicóloga Empresarial e Coach na Grandy Desenvolvimento Humano. Especialista no Desenvolvimento de Líderes e Empresas tem a missão de: Expandir a Consciência e Gerar Ações Transformadoras – para pessoas e empresas que desejam evoluir em seus projetos e objetivos.

Email: [email protected] @GrandyDH

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Eduardo Mahon: - Quem abandonou quem? Quem deve pedir desculpas?
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA