Search
Close this search box.

Opinião

Apagando o fogo da Pantanal

Publicados

em

 

Autor: Pedro Eugênio Gomes Procópio da Silva*

Uma obra cultural antiga, reeditada, cheia de celebridades, rica de conteúdo cultural, propagando inverdades negativas sobre o nosso estado!

Valorizo muito a novela Pantanal da Rede Globo, por estar divulgando e promovendo as belezas e riquezas naturais de nosso estado, valorizando também o nosso povo e a nossa cultura. No entanto, esta obra, por estar acessível a milhares de pessoas, deveria se atentar às informações propagadas, pois, apesar de se tratar de ficção, muitas vezes confunde-se com a realidade.

Em uma cena da novela global na última semana, são relatadas inverdades sobre o exercício da atividade de mineração no município de Poconé, com, inclusive, a apresentação de informações sem constatação, como a questão da contaminação do mercúrio, degradação ambiental desenfreada e insinuações inverídicas de aferimento de benefícios por parte dos mineradores poconeanos.

Repudio esse episódio por conter desinformação e inverdade, e não traduzir nem um pouco a realidade da mineração de minha cidade natal. Poconé hoje figura como um exemplo mundial de mineração de pequena e média escala, legalizada e sustentável.

O município conta hoje com dezenas de empresas de mineração, cuja denominação legal é chamada de garimpos que, em sua maioria, são legalizados e trabalham em conformidade com as legislações vigentes e com as exigências dos órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Mineração (ANM) e Secretarias de Meio Ambiente.

As informações relatadas caracterizam a mineração como uma atividade predatória dos ecossistemas, traduzindo um discurso fácil e preguiçoso, quando, de fato, olhamos para um setor legalizado, que não existe destruição, mas sim geração de recursos para alimentar um ciclo de desenvolvimento.

Quanto ao uso do mercúrio, a realidade hoje é completamente diferente de 20 anos atrás, pois a sua utilização é totalmente consciente e controlada, além de ser regulada pelos órgãos ambientais competentes, que fiscalizam e impõem regras que precisam ser seguidas.

Saliento inclusive estudos atuais da Universidade Federal de MT que revelam a inexistência de qualquer contaminação de mercúrio nos peixes e rios da bacia pantaneira, dados esses que enfatizam a falta de embasamento da cena da novela Pantanal.

Quanto à degradação desenfreada vale ressaltar como exemplo, que no próprio município de Poconé, há mineradores que estão desenvolvendo suas atividades há mais de 30 anos na mesma cava, ocupando um espaço máximo de 20 Ha e gerando diretamente, no mínimo, mais de 50 postos de trabalho. É de fácil constatação, em uma simples visitação curiosa, a convivência harmoniosa da mineração com a fauna, flora e a comunidade.

Outro ponto que é preciso deixar claro, é que sim, o Hospital de Poconé é amparado pela mineração. Isso é feito de forma transparente e espontânea, sem geração de qualquer vantagem econômica, como incentivos fiscais ou qualquer outro, como erroneamente vem sendo colocado na cena da ficção. O único intuito dessas ações é a promoção do bem social à população poconeana. Se não fosse o incentivo da mineração, não há dúvidas que o Hospital de Poconé, que hoje atende mais de 160 pacientes por mês, estaria de portas fechadas.

Em 2022, Poconé já é o município com a maior arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) do estado de MT, chegando ainda no meio do ano com um total de R$ 6,1 milhões. Por que é importante falar sobre isso? Porque este dinheiro volta à comunidade, em melhoria nos serviços públicos oferecidos na saúde, educação, área social e infraestrutura, comprovando o desenvolvimento e melhorias na qualidade de vida das pessoas.

Por esses motivos, repudiamos esse discurso errado e irresponsável apontado na novela, pois sabemos que, nem de perto, retrata a realidade do que acontece na mineração poconeana.

A atividade ilegal deve ser combatida, pois ela degrada sem critérios, causando danos. Mas não se pode generalizar e prejudicar um setor tão importante, que traz benefícios econômicos e sociais para a população e vem se desenvolvendo cada vez mais. Especialmente pelo fato de que a baixada cuiabana é uma região que hoje é exemplo mundial de boas práticas na mineração de pequeno e médio porte, sendo inclusive reconhecida por entidades de fomento à mineração sustentável.

As pessoas precisam buscar conhecer melhor a realidade da mineração, procurar informações sólidas e reais, antes de divulgar uma imagem errada e distorcida. Em era deFake News precisamos ser críticos, a preguiça é fogo e a desinformação palha seca. Precisamos combater este incêndio!

*Pedro Eugenio Gomes Procopio da Silva, Diretor de Operações da Fênix DTVM, instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil e responsável pelo projeto Ouro do Bem

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Flávia Varela: - REDES SOCIAIS: Sistema de vigilância perfeito
Propaganda

Artigos

Endometriose pode virar câncer?

Publicados

em

Autor: Dr. Laerte Basso*

Após obter um diagnóstico de endometriose, é comum que as mulheres tenham muitas dúvidas e busquem se cercar de informações precisas para cuidar de sua saúde.

A condição é delicada e exige atenção e cuidados. Cada boa iniciativa que a paciente tomar em relação à sua alimentação, estilo de vida e prática de exercícios, entre outros, pode pesar positivamente para a melhora da sua saúde.

Entre tantas perguntas e mudanças a fazer, preocupações com quadros mais sérios podem surgir. Também é comum que, neste momento de atenção com a saúde, a ansiedade e até certo nervosismo levem a mulher a considerar panoramas que não condizem com a realidade.

Pergunta muito recorrente em consultórios e clínicas é se a endometriose pode ser tornar um câncer de endométrio ou até mesmo de ovário.

Vamos por partes. Inicialmente, as duas doenças se desenvolvem de forma muito semelhante, isso é verdade. A proliferação das lesões ocorre tanto na endometriose como no câncer. Porém, não existe evidência de que a endometriose possa virar um câncer.

Como se caracteriza cada uma?

A endometriose é caracterizada pela presença do tecido que reveste o interior do útero, chamado endométrio, fora da cavidade uterina – em trompas, intestino e ovários, por exemplo.

O câncer pode, sim, acometer o endométrio – o que não quer dizer que, para ele surgir, é preciso ter endometriose. Mulheres sem endometriose podem ter câncer do endométrio, e a grande maioria é assim.

A confusão maior surge porque, na endometriose, as células se multiplicam para fora do útero, e isso também ocorre no surgimento do câncer.

Mulheres com endometriose têm maior risco de câncer?

Apesar de não haver uma relação clara entre a presença da endometriose e a gênese de câncer, alguns estudos sugerem que mulheres com endometriose têm maior risco de alguns subtipos de câncer de ovário, como o endometrióide e de células claras.

As principais explicações se baseiam na inflamação causada pela endometriose, além da resposta imune alterada, que pode favorecer o surgimento do câncer. Mas vale lembrar que todo câncer se origina de uma célula que se modificou e cresceu desordenadamente. E, por isso, a endometriose não causa câncer.

Portanto, antes de tomar qualquer informação como verdade ou se desesperar com uma hipótese não comprovada cientificamente, acalme-se e organize-se.

A principal ferramenta para se recuperar de uma condição é a boa informação, e ela pode ser obtida apenas em fontes confiáveis.

E o melhor profissional para confirmar seus achados é o médico de sua confiança, de preferência especialista no assunto. Leve suas dúvidas e obtenha respostas garantidas. Não se desanime com desinformações: elas podem tirar a boa energia de que você precisa para se tratar e se recuperar.

*Dr. Laerte Basso é ginecologista e obstetra, membro da Sociedade Brasileira de Endometriose e da Sociedade Européia de Endometriose e Doenças do Útero, e integra a equipe multidisciplinar do Instituto Eladium, em Cuiabá (MT)

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  A conscientização sobre a saúde mental já é um passo importante
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA