ARTIGO

Anderson Melo: – Sistema de recompensa alimentar

Publicados

em

 

             Sistema de recompensa alimentar

Autor: Anderson Melo

Pessoas com uma rotina alimentar desequilibrada sentem mais fomes que indivíduos que possui uma rotina alimentar saudável. Isso está diretamente ligada às funções de hormônios responsáveis pelo controle da fome e saciedade.

Podemos destacar dois tipos de mecanismos envolvidos no processo, sendo os hormônios insulina, leptina e grelina controlando a homeostase energética do nosso corpo e os Neuropeptídeos que são substâncias químicas produzidas e liberadas pelas células cerebrais, nesse caso teríamos os anorexígenos e orexígenos são responsáveis pelo controle da nossa fome.

Além desses mecanismos fisiológicos teremos o que chamamos de sistema de recompensa não hedônico dando a sensação de prazer alimentar, através dos aspectos dos alimentos como sua cor, sabor, textura e forma.

Dai tiramos porque sentimos mais desejos por alimentos ricos de gorduras, açúcares os famosos “Fast Foods”, o consumo desses alimentos vão além do que nosso corpo precisa, sem contar que é extremamente pobres em nutrientes e muitos ricos em calorias.

Assim conseguimos explicar porque é difícil vê uma pessoa com desejo de comer legumes ou folhas em excesso, aí vem a pergunta, você está com fome ou desejo.

Esses alimentos ricos em gorduras e açucares são capazes de alterar nossa percepção de apetite, sempre gerando mais desejo por consumi-los ativando o tempo todo o sistema hedônico, mesmo você não sentido fome.

Temos sempre o feedback dos mensageiros neuroquímicos serotonina e dopamina fazem com que você peça mesmo sem fome para que o tempo todo tenha essa sensação de prazer.

A dopamina é um dos neurotransmissores mais famosos do nosso sistema nervoso. Ela é conhecida como o neurotransmissor do prazer.

A serotonina atua na comunicação entre os neurônios e está associada ao desejo de comer (apetite), humor, sono e cognição.

Por isso é um importante manter uma rotina alimentar saudável pelo fato de você garantir maior aporte de vitaminas e minerais, reduzir os riscos de doenças e uma longevidade com mais saúde.

Anderson Melo – Nutricionista Clínico e Esportivo
Instagram: nutricionista_andersonmelo

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Glaucia Amaral: - As "Marias" nos representam
Propaganda

Artigos

Cynthia Lemos: – Uma visita indesejada

Publicados

em

 

                           Uma visita indesejada

Autora: Cynthia Lemos

É minha gente, este foi o ano que se a mudança fosse uma pessoa, poderíamos dizer que todo mundo recebeu um morador novo em sua casa sem pedir, e de forma indesejada. Houve tentativa de mandá-la embora, despejá-la e até fugir, deixando a casa inteira pra ela, mas ela estava lá, como uma sombra a perseguir cada família, cada indivíduo.

Cansada e sem sucesso na tentativa de me livrar da “Mudança”, que naturalmente se mantinha ali, resolvi dialogar com aquela estranha:

– Bom, já que vai ficar aí mesmo, quem é você? Quando você vai embora? Por que de tudo isso?

Ela não respondia, só se fazia presente, agora modificando muito cada pessoa que ali estava com ela, pessoas que com o tempo passaram a mudar o foco de suas preocupações e prioridades.

-Engraçado, nunca tinha olhado com tanto carinho para essa pessoa. Minha família, Amigos, companheiro ou companheira, meu trabalho, minha vida! Engraçado que desde quando essa dona Mudança chegou e resolveu se demorar por aqui, me tornei tão vulnerável, tão invadido, que preferi ficar no meu canto, cuidar da minha casa, lutar e valorizar o meu trabalho, e preservar os meus.

Com o tempo apesar de ainda indesejada, pude compreender melhor uma das intenções da Mudança, que passou a morar comigo, e de repente fazer parte da minha rotina.

O famoso: novo normal! Não significa que eu esteja conformado, mas percebi que ela tem um prazo, o prazo de nos fazer Valorizar a Vida!

Valorizar o porquê de estarmos aqui, e cada pessoa que está conosco.

Acredito que quando ela cumprir sua missão de nos despertar para a nossa missão, para o nosso papel como indivíduos neste mundo, de sermos pessoas de valor, acredito que aí ela poderá ir embora.

Enquanto isso, sigamos aprendendo com a Mudança ocorrendo em nossas vidas, nesta Pandemia.

Cynthia Lemos é Psicóloga Empresarial e Coach na Grandy Desenvolvimento Humano. Especialista no Desenvolvimento de Líderes e Empresas tem a missão de: Expandir a Consciência e Gerar Ações Transformadoras – para pessoas e empresas que desejam evoluir em seus projetos e objetivos.

E-mail: [email protected]

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Cynthia Lemos: - Uma visita indesejada
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA