Artigos

Allan Kardec Benitez: – Pesquisa comprova relação entre esporte e melhora no aprendizado em MT

Publicados

em

 

Pesquisa comprova relação entre esporte e melhora no aprendizado em MT

Autor: Allan Kardec Benitez

Uma pesquisa inédita realizada pelo Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (CIPEEF), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), confirmou o que já vínhamos falando de forma empírica: escolas que incentivam o esporte têm melhor desempenho no processo de aprendizagem.

A pesquisa vem sendo realizada junto às escolas que participam dos Jogos Escolares da Juventude, realizados com apoio do Governo do Estado. Mostra que as escolas que incentivam a prática esportiva regular nesse tipo de campeonato têm melhor desempenho do que as outras escolas públicas de Mato Grosso e do país em geral no caso do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Como profissional de Educação Física e apaixonado pela prática esportiva, sempre defendi essa tese. E fico muito animado com esse tipo de estudo porque reforça o que vínhamos falando como professor da rede estadual, vereador, deputado ou secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, ou seja, há uma relação indissociável entre esporte e saúde, e também o processo educacional e desempenho das funções cognitivas.

O Ideb das escolas de ensino fundamental participantes dos Jogos Escolares em 2016 foi de 4,77 – enquanto que média estadual era de 4,6 e a nacional, de 4,5. Já nas escolas de ensino médio participantes da competição a média foi de 4,33 – também superior às pontuações do Estado e do país, que foram de 3,2 e 3,7, respectivamente.

A pesquisa tem como título: A experiência e percurso da formação esportiva dos jovens atletas do Estado de Mato Grosso e é desenvolvida desde 2016. Tem apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Ministério da Cidadania via Secretaria Especial do Esporte e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT).

O projeto conta com 15 pesquisadores, dentre graduandos, mestrandos e doutorandos de diferentes especialidades da educação física, como antropometria, fisiologia do exercício e pedagogia do esporte e de outras áreas do conhecimento. É coordenado pelo professor Riller Silva Reverdito e levará em consideração dados do prazo de 5 anos. Em quatro anos, já foram feitas mil avaliações, incluídas coleta de dados físicos e entrevistas com estudantes, professores e árbitros.

Os dados já nos mostram que a prática esportiva deve ser oportunizada ao maior número de pessoas, uma vez que pode facilitar a aprendizagem e melhorar a saúde física e mental. O esporte deve ser visto pelo poder público e toda a sociedade não apenas como ferramenta de lazer e sociabilização, mas também instrumento pedagógico que potencializa as competências técnicas, sociais e comunicativas.

Allan Kardec Benitez é profissional de Educação Física, Delegado do CREF 17, professor da rede estadual de Educação, Especialista em Gestão Educacional, Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea, Doutorando em ECCO/UFMT, membro do Instituto Histórico e Geográfico (IHGMT) e deputado Estadual.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Daniel Medeiros: - Ser professor no Brasil

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Artigos

Francisney Liberato: – Acomodação

Publicados

em

 

                                     Acomodação

Autor: Francisney Liberato

Os amalequitas moram na região sul da terra. Os heteus, os jebuseus e os amorreus moram nas montanhas. Os cananeus vivem perto do Mar Mediterrâneo e na beira do Rio Jordão. Números 14:29

Mesmo o povo de Israel estando próximo da entrada da Terra Prometida, vimos que os 10 espias se esqueceram da promessa de Deus, além disso, contaminaram os demais.

Muitas vezes pensamos que não é necessário ser correto, pois o Brasil está cheio de pessoas desonestas e corruptas. Pensamos que não é necessário trabalhar muito para conseguir o sustento, visto que, quanto mais se ganha, mais se gasta, dessa forma, é melhor poupar esforços e obter apenas o suficiente para viver. Pensamos, também, que a moda é ficar sozinho, já que temos muitos irmãos da igreja que são solteiros e felizes.

O verso citado expressa algo profundo e específico que ocorreu no passado e pode nos incomodar no presente. Nele é elencado que os amalequitas, heteus, jebuseus, amorreus e os cananeus, cada um desses povos de antigamente tinha as suas terras.

O povo estava dando ênfase nisso, pois se cada um desses povos tinha as suas terras, é óbvio que eles jamais iriam fazer doação delas para o povo de Israel.

Como conhecemos na história, o povo de Israel era escravo e não tinha habilidades para guerrear, e não pretendia entrar em batalhas.

O povo estava dizendo para os seus líderes que era melhor ter ficado no Egito como escravos. Quando pensamos como o povo de Israel, somos dominados pela acomodação.

Viver acomodado é não querer sair da zona de conforto. É olhar para o amanhã sem novas perspectivas, e viver uma vida de mediocridade.

Aquele povo escolhido por Deus estava acomodado, pois se todos os outros povos tinham um lugar para morar, por certo Deus não concederia a eles qualquer terra; na concepção deles, o mais importante era ser acomodado e não ter enfrentamentos e dificuldades para conquistar sonhos e objetivos.

Que possamos nos atentar para o que Deus pretende nos dar hoje. O que Ele nos preparou vai muito além de nossa visão e de nossa mentalidade limitada. Jamais cometa o erro que o povo de Israel cometeu. Olhe para o futuro com coragem e sem acomodação.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso e Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT. Palestrante Nacional, Professor, Coach e Mentor. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT).

Autor dos Livros:Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz” e “Singularidade”.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Francisney Liberato: - Acomodação
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA